Ceia de NATAL à PORTUGUESA!!

- Prato Principal!!
Bacalhau com grelos e broa!!

Ingredientes:
- 2 lombos de bacalhau
- 1 alheira (trata-se de um embutido, com uma linguiça calabresa no Brasil, mas sendo sendo de frango e com mistura de pão. Pode ser excluído da receita ou substituído por linguiça fresca de frango desfeita e misturada com farinha, como se fosse uma farofa)
- 2 cebolas
-1 pequeno molho de grelos ( que é uma folhagem tipicamente portuguesa, que pode ser substituída por folhas de almeirão ou rúcula)
- 1 broa de milho pequena ( pão misto de fubá, centeio e trigo - a receita segue abaixo)
- Azeite
- 6 dentes de alho
- Salsa
- Pimenta

Preparo:
Arranje as folhas e coza-as em água temperada com sal; escorra e pique-os, levando-as ao lume (fogo) em um tacho( frigideira grande), com um pouco de azeite e alhos  picados e salteie-os. Caso goste, junte uma pitada de pimenta moída. Reserve. Coza o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e desfie-o em lascas. Corte a cebola em rodelas fininhas e leve ao lume num tacho com um pouco de azeite até ficar cozida. Em seguida, junte o bacalhau e envolva com a cebola e o azeite, deixando cozinhar um pouco e reservando após.
Tire a pele à alheira e corte em pedaços. Leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite e desfaça-a com um garfo; salteie um pouco e reserve. Desfaça o miolo da broa até ficar como uma areia fina. Pique os alhos e salsa e adicione à broa. Em seguida , regue com azeite até ficar úmida, mais não pastosa. Em um tabuleiro para ir ao forno, faça uma camada de broa, em seguida coloque o bacalhau, por cima os grelos e, depois a alheira. Termine com uma camada de broa. Regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno a 200°, até a broa ficar tostadinha. A aparência é de uma torta bem dourada.
Mirtes Elaine
Revista vida Cristã

Broa de milho

A broa de milho portuguesa é, de longe, uma das receitas mais tradicionais da terra lusitana. Um pouco demora no preparo, pois se trata de um pão, mas muito saborosa - o que compensa o trabalho. Pode ser servida com queijos, manteiga e frios em geral como entrada, nas refeições.

Ingredientes:

- 500 g farinha de milho ( fubá mais grosso)
- 400 ml de água morna
- 1 sachê de fermento biológico seco
- 300 ml de água morna
- Sal
- 250 g farinha de centeio
- 180 g farinha de trigo

Preparo:
Misture a farinha de milho e a água até formar uma massa. Deixe descansar por uma hora. Em uma vasilha, misture o fermento, a água e o sal, e depois adicione à massa já descansada. Acrescente toda a farinha do centeio e misture bem. Depois, aos poucos, vá acrescentando a farinha de trigo e misturando, sem sovar, até que fique uma massa consistente e que solte das mãos. Cubra e deixe levedar até dobrar de tamanho.
        Em uma superfície enfarinhada, coloque a massa e dê formato de broa. Porém, não sova a massa; apenas a "boleie" até dar a forma. Esse cuidado é importante para que ela não perca a levedaçao total.
        Caso isso aconteça, antes de levar ao forno, deixe levedar um pouco mais.
         Deixe um pouco da farinha branca a recobrir a massa, pois, quando assar, dará um aspecto rústico muito especial. Asse em forno alto, a 220° C, por aproximadamente 1 hora.

Mirtes Elaine
Revista vida Cristã

Bacalhau com Natas
   (Creme de leite)

Ingredientes:
- 400 g de bacalhau dessalgado
- 600 ml leite
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- Azeite à gosto
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento
- 1Kg de batatas
- Noz moscada a gosto
- 200 ml de natas (creme de leite)
- Queijo ralado
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto (dê preferência à pimenta branca)

Preparo:

Coza as postas de bacalhau dessalgadas em leite. Corte a cebola e os alhos em rodelas finas e refogue em azeite, até ficar com um aspecto mole e transparente. Escorra o bacalhau, retire as peles e as espinhas e corte-o e lascas, juntando à cebola. Deixe refogar lentamente. Polvilhe com a farinha, mexa e regue com o azeite da cozedura do bacalhau, previamente coado. Deixe engrossar, mexendo de vez em quando. Descasque e corte as batatas em cubos ( não muito grandes) e frite em óleo pouco quente, de forma a que as batatas tenham um aspecto mais de cozidas do que fritas. (Eu prefiro cozer as batatas, mantendo-as firmes, em lugar de fritá-las. Fica a sugestão). Escorra as batatas e junte-as ao bacalhau. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Coloque num tabuleiro e espalhe por cima as natas, polvilhando com o queijo ralado. Leve ao forno de 15 a 20 minutos, até que fique bem gratinado.

Mirtes Elaine
Revista vida Cristã

          Sobremesa

Pastel de Nata de Belém
       Para nós, brasileiros, o pastel é com massa frita, bem crocante e recheado com carne moída (aqui em Portugal- carne "picada"); queijo minas; pizza (mussarela), presunto (aqui "fiambre") e orégano (ou ?("orégãos"); frango com catupiry, enfim. Um dia vi "Pastelaria" escrito num estabelecimento. Fui até lá já pensando em que sabor pediria. Surpresa!! Era um café português. E o pastel? Era o de nata!! Este aqui, da próxima receita, é assado, com massa folhada e recheio de creme de ovos.

      Ingredientes:
- 200 g (+/-) de massa folhada retangular
- 300 ml de leite meio gordo ( semi- desnatado)
- 2 cascas de limão
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 150 g de açúcar
- 75 ml de água
- 4 gemas
- De 8 a 10 formas para empadinhas

   Preparo:
    Enrole a massa folhada como um rocambole, cubra com filme plástico e leve à geladeira ( frigorífico aqui em Portugal) por cerca 20 minutos. Depois retire da geladeira, corte a massa em rodelas pequenas com cerca de dois centímetros, ou suficiente para forrar as formas de empadas até as bordas. Deixe descansando enquanto faz o recheio.
   Comece por fazer uma calda com água e o açúcar. Misture os dois ingredientes, leve ao lume (fogo) e mexa até começar a ferver. Depois, baixe o fogo e não mexa mais até formar uma calda grossa, em ponto de caramelo, cerca de dois a 4 minutos. Desligue o fogo e reserve.
    Prepare o creme:
Dissolva a farinha de trigo em um pouco de leite frio e reserve. Leve ao fogo o restante do leite, a casca do limão e a canela. Deixe ferver. Acrescente, então, a farinha dissolvida e mexa bem até formar um mingau, cuidando para não empelotar (" criar grumos). Passe este creme em uma peneira para retirar as cascas de limão e a canela para que o creme fique bem fino e livre de pelotas. Junte a este creme, mexendo sempre, a calda de açúcar, e, por fim, as gemas batidas. Misture bem.
   Despeje esse creme nas formas já forradas e leve para assar em forno quente por cerca de 15 a 20 minutos. Não encha muito, pois o creme vai crescer quando assar. O ponto deve ser com o creme bem dourado e com pontos pretos, como se estivesse quase a queimar. A massa deve ficar "estaladiça"(crocante) e o creme macio.
   Sirva quente ou frio, polvilhando com canela pura ou com açúcar.

Mirtes Elaine
Revista vida Cristã
 





     

   





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual