SENHOR, ENSINA-NOS A FAZER A TUA VONTADE

      No Salmo 143, DAVI aborda um elemento vital e fundamental para a vida de todo Cristão que deseja ser bem sucedido em sua caminhada nesta terra: o conhecimento da vontade de DEUS. 

        DAVI clama ao altíssimo que lhe ensine a fazer a sua Vontade. Isso revela, ao mesmo tempo, dependência de DEUS e reconhecimento do valor de saber se conduzir conforme os propósitos Divinos. 

        Aspectos envolvidos na Oração de DAVI:

        1- A SUA NATUREZA

A vontade do SENHOR, além de ser soberana, apresenta, segundo Paulo escreveu em Romanos 12. 2, três características interessantes:

       a) Ela é boa - (Salmos 5.18);

       b) Ela é agradável - (Salmos 40. 8; 1. Tessalonicenses 5. 18)

       c) Ela é perfeita - (Isaías 53. 10).

        Não podemos duvidar da natureza dessa vontade. Na verdade, nem sempre a compreenderemos; porém, devemos nos submeter a ela em todo o tempo, confiantes no amor de DEUS. Quando oramos ao SENHOR, entregando-lhe nossas causas, precisamos ter em mente a natureza da sua vontade. Não devemos orar confiados que o SENHOR trará a cura que pedimos, a benção que esperamos receber, a porta que precisa se abrir, a restauração necessária etc; devemos, isso sim, orar confiando que aquilo que Ele fizer será o melhor para nós. Ou seja, confiar no SENHOR, e não no conteúdo de sua resposta. Pois, assim, se Ele curar, continua sendo DEUS... Confiar em seu amor e cuidado por nós faz toda diferença!!


2- O SEU CONHECIMENTO

A vontade de DEUS precisa ser discernida, conhecida por nós - isso se, de fato, desejamos viver segundo ela. Entretanto, convém salientar que o conhecimento dessa vontade só se tornou possível porque o próprio DEUS, em sua graça infinita, a revelou a nós, através de CRISTO e de sua Palavra. Portanto, a única maneira de conhecê-la profundamente é tendo intimidade com o SENHOR, através da oração e da Palavra (Salmos 25. 14).

    Muitas há que considerem difícil discernir a vontade de DEUS; porém, ela está muito perto de nós. Conforme lemos em Deuteronômio 30.11-14, ela está em nossa boca e em nosso coração ❤️. Sabemos o que devemos fazer - resta-nos, somente, cumprir a vontade do Pai. E DEUS não a revelará para decidirmos se a queremos ou não, mas para a cumprirmos. Afinal Ele a revela a quem o ama e quer glorificar seu nome, a quem tem a predisposição para obedecer (Jo 14.15). Isso nos leva ao próximo tópico.


3 - O CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS 

 A vontade de DEUS não é para ser apenas conhecida por nós, mas cumprida!! Para essa finalidade, e necessário que tenhamos a consciência de que Sua vontade é a melhor escolha para nós (Romanos 12.2! 1 João 2. 17) e a capacidade de renunciar a nossa própria vontade, a fim de que a DEle se estabeleça em nossas vidas ( Mc 14. 32-36).

       Nem sempre a vontade de DEUS será simples ou fácil de ser cumprida. Ela poderá, até mesmo, ser diferente do que sonhamos para nós - mas, certamente, nos levará ao fim que desejamos. Quando escolheu a DAVI, DEUS o fez porque aquele jovem tinha em seu coração a disposição de fazer toda a Vontade do SENHOR (Atos 13. 22-36). Nisso, DAVI era diferente de Saul, que resolveu fazer todas as coisas conforme a sua própria vontade e, por isso, perdeu o reino e a benção divina (1 Samuel 15).

        CONCLUSÃO

        DAVI, então, será o guia e referencial a nos conduzir a está Oração: Ensina-nos a fazer a tua vontade, SENHOR!! Agora é o momento de refletir sobre nossa postura enquanto Cristãos. Sabemos discernir a vontade divina e temos a disposição necessária para cumpri-la. (Salmos 143.10). Sabemos que Ele deseja que façamos enquanto cidadãos, profissionais, estudantes etc? 

        Precisamos caminhar em intimidade com DEUS e com sua Palavra, para sabermos qual é boa, agradável e perfeita Vontade do SENHOR!



 MIRTES ELAINE FERREIRA  DOS SANTOS 

REVISTA VIDA CRISTà






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual