Reflexão: Preciosidades do Livro de 1 Reis.

A história da mulher de Jeroboão nos mostra a onisciência de Deus

       A história de Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, é parecida com a de muitas pessoas. ele era órfão de pai e tinha que trabalhar para sustentar a casa. Ora, vendo Salomão que Jeroboão era homem valente e capaz, moço laborioso, ele o pôs sobre o trabalho forçado da casa de José ( 1 Reis 11. 28). Sucedeu, nesse tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, encontrou no caminho, o profeta Aías , que rasga a capa que tinha sobre si, rasgou-a em 12 pedaços. Toma 10 pedaços, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel, rasgarei o reino da mão de Salomão e a ti darei 10 tribos ( 1 Reis 11. 30- 31).
       Jeroboão sai contando aquilo que o profeta lhe dissera e isto chegou aos ouvidos de Salomão, que procurou matá-lo, mas ele foge para o Egito. Quando Salomão morre, seu filho Roboão toma o reino  e o povo resolve reclamar dos altos impostos que seu pai vinha cobrando. Mas, Roboão não atende aos anseios do povo que, diante da atitude do rei, provoca uma divisão em Israel - Roboão ficou reinando sobre as duas tribos do sul e Jeroboão sobre as 10 do norte.Tais fatos corroboraram aquilo que Aías , profetizara ) 1 Reis 11. 29-31). Assim que assumiu o poder, Jeroboão pensou que o povo - ao subir para Jerusalém para os sacrifícios anuais, com saudades ou persuadidos pelos moradores de lá, , quem sabe seus parentes - talvez quisesse fazer voltar Roboão e matá-lo. Daí, teve uma ideia verdadeiramente bestial ( 1 Reis 12. 28) : a de fazer dois bezerros de ouro e colocaram um em Betel e o outro em Dã, proibindo o povo de subir até Jerusalém para adorar ao Senhor.
       Ora, Jeroboão fez isso poque não cria mais em Deus? Não! Ele cria, a seu modo. E o fez porque pensou que poderia perder o reino. Ele não desse ao povo que Deus não era mais Deus e que não precisavam mais servi-lo; o que ele disse foi que Deus podia ser adorado - perfeitamente por meio de dois bezerros de ouro que mandara construir. Gente do tipo de Jeroboão gosta do que o evangelho dá, mas não do que exige; que busca a Deus quando a crise vem, mas que se esquece dEle quando tudo vai bem.
        Mas - e sempre existe esta palavra e seu peso em nossas vidas! - Seu filho Abias ficou doente (1 Reis 14. 1). E aí, o que fazer? Pedir aos bezerros de ouro que curassem seu filho?
        - Disse este a sua mulher: Dispõe-te, agora e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão, e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual a meu respeito disse que eu seria rei sobre este povo.
        - Leva contigo dez pães, bolos e uma botija de mel e vai ter com ele; ele te dirá o que há de suceder a este menino (1 Reis 14. 2).
Pobre mulher! não sabia que Deus conhece e revela os segredos dos homens?
Aías já não estava enxergando direito por causa da idade; mas, vindo ela pelo caminho, Deus avisou ao seu servo.Mas o verdadeiro cego não era o profeta. Cada pecado de Jeroboão ia lhe acrescentando mais sombra à sua alma, conforme Paulo ensina: "...Obscurecendo-se-lhes o coração insensato" ( Romanos 1. 21). O profeta Aías tinha duras novas a transmitir àquela mulher para que relatasse a seu marido: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Porquanto te levantei do meio do povo, e te fiz príncipe sobre o meu povo de Israel. "Tem ainda mais, eis que trarei o mal sobre a casa de Jeroboão, e eliminarei de Jeroboão todo e qualquer do sexo masculino, tanto o escravo como o livre, e lançarei fora os descendentes dele.
Tu, pois, dispõe-te e vai para sua casa; quando pisares os pés na cidade, o menino morrerá ( 1 Reis 14. 12).
         -"Todo o Israel o pranteará e o sepultará; porque de Jeroboão só este dará entrada em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o SENHOR, Deus de Israel,  em casa de Jeroboão". Então, a mulher de Jeroboão se levantou, foi e chegou a Tirza, chegando ela ao limiar da casa, morreu o menino (1 Reis 14. 17).
Que aprendamos com esta lição! É impossibilíssimo enganar a Deus!

REVISTA VIDA CRISTÃ
TEXTO: PAULO LEITE DA COSTA.
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual