Mensagem de Fé: A Armadura de Deus ( Efésios 6. 10-20) As Armas do Cristão.

10 - Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11 - Revestir-vos de toda a armadura de Deus, para podermos ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 - Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 - Portanto, tomai toda a armadura se Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14 - Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
15 - Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
16 - embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 - Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 - com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 - e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,
20 - pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

AS ARMAS DO CRISTÃO

Com a couraça da justiça e os calçados da preparação para o anúncio do Evangelho, o crente pode seguir adiante.

  • Paulo descreve as peças que protegiam o soldado cristão.
  • Vai enumerando uma a uma e em todas aplica um princípio fundamental da vida cristã. Começa com o cinto, a couraça, as botas ( cnêmides que eram metálicas para aguentar as longas caminhadas), o escudo, o capacete e a espada.
  • O cristão usa a arma da verdade ( o cinto), que lhe dá total segurança.
  • Quando uma pessoa é íntegra e fala sempre a verdade, ela é livre.
  • O soldado cristão que veste a couraça da justiça é aquele que não busca a justiça própria, mas a de Deus que o protege na luta espiritual, em nosso relacionamento com Deus.
  • Com a couraça da justiça de Deus o cristão não precisa temer as acusações do inimigo. Vesti- la significa lealdade aos princípios e atos da lei de Deus.
  • Negligenciar quanto ao que sabemos ser justo ou injusto é como deixar um buraco aberto em nossa armadura. É abrir brechas.
  • O Senhor se alegra com a prática da justiça: nos negócios, nos relacionamentos, com as pessoas necessitadas, com os portadores de deficiência física e tantos outros casos.
  • O apóstolo continua com a descrição  e a metáfora. Agora é a vez das botas do Soldado. 
  • A firmeza do sapato do soldado cristão nos traz paz: sabemos em quem temos crido e por isso, seguimos em frente. Em meio às lutas da vida , o crente possui a paz de cristo que "excede todo entendimento" (Filipenses 3. 7).
  • Assim como um soldado romano se apronta para a batalha, o cristão também tem os recursos práticos para uma vida de total compromisso com o Senhor.
  • Não basta ter o evangelho para si; precisamos passá-lo adiante para os que ainda não o conhece.
TEXTO: VIDA CRISTÃ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual