Mensagem de Fé: A Cura de Naamã ( 2 reis 5. 1-16).

1 - Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu Senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria; era ele herói de guerra, porém leproso.
2 - Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa (prisioneira) uma menina (israelita), que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
3 - Disse ela à sua senhora: Tomara o meu Senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
4 - Então , foi Naamã e disse ao seu Senhor (O rei): Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel.
5 - Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil ciclos de ouro e dez vestes festivais ( roupas finas).
6 - Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia : Logo em chegado a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
7 - Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem  para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo.
8 - Ouvindo, porém , Eliseu (profeta), homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
9 - Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu.
10 - Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo.
11 - Naamã, porém muito se indignou e se foi dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se ia  de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.
12 - Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel?  Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.
13 - Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.
14 - Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.
15 - Voltou ao homem de Deus, ele e toda sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda terra não há Deus, senão em Israel; agora,pois, te peço aceites um presente de teu servo.
16 - Porém, ele disse: Tão certo como vive o Senhor, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou.

  • Naamã - general da Síria, porém leproso.
  • Homem de confiança do exército do rei da Síria. - Soldado valente; comandante.
  • Naquela época, a lepra não tinha cura. Àquele que tinha lepra era considerado imundo.
  • Seu nome é Jesus! Quem cura! Quem liberta!
  •  A pequena notável - A jovem escrava judia não temeu falar do amor e do poder de seu Deus àqueles que a oprimiam. A Bíblia  não revela o nome da menina - no entanto, sua ousadia e fé abriram caminho para a realização da cura. Na ocasião em que a Síria invadiu Israel, dentre os escravos capturados pelo poderoso exército, fora levada cativa uma menina que passou a servir a esposa de Naamã. Ela e o seu povo estavam vivendo em cativeiro.
  • " Eu gostaria que o meu Senhor procurasse o profeta que está em Samaria, pois ele o curaria da sua doença" (2 reis 5.3). Com essa afirmação, ela demonstra uma fé madura e consciente; mesmo sendo pequena, tornou-se "boca de Deus" para proclamar o seu poder.
  • O pecado separa o homem de Deus.
  • As pessoas acham que não precisam das outras pessoas - autossuficientes.
  • Não importa se você é patrão ou empregado, um adulto ou uma criança, um universitário ou um operário. Seja você quem for, poderá se transformar em grande bênção na vida de outras pessoas. Quando alguém se importa e se compadece, mesmo que através de um gesto simples, pode gerar grandes benefícios a outros. Jesus se importa e intervém na vida das pessoas.
  • Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto (Isaías 55. 6).
Amém! Senhor! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual