Edificação: André - "O coadjuvante".

Que virou protagonista.

Ouvi de um velho famoso ator de teatro a seguinte expressão: "É duro ser ator coadjuvante a vida inteira!" . Após a sua entrevista fiquei pensando que a verdade é que no teatro da vida não existem abundantes papéis para protagonistas, pois a maioria desses papéis são reservados para coadjuvantes!
Definindo os termos:

  • COADJUVANTE = Aquele que coopera, que auxilia o outro e no campo da arte é aquele ator que desempenha papéis secundários, na trama.
  • PROTAGONISTA = Personagem principal de uma apresentação dramática, figura imprescindível em alguma atividade.
QUEM ERA ANDRÉ?

O seu nome significa "Valoroso". Não sabemos o grau de fé de seus pais. Ele era irmão de Simão Pedro, pescador de profissão. Nasceu em Betsaida e morava com seu  irmão em Cafarnaum ( Jo 1. 44; Mt 4. 18; Mc 1. 16-18, 29).
Foi impactado por ouvir João Batista, tornou-se em seguida seu discípulo, que no tempo próprio lhe apontou Jesus Cristo como o " Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", não titubeou e convencido de que Jesus era o Messias prometido passou a segui-lo com paixão.

 1 - Um homem antenado com o seu tempo ( João 6. 8-90.

Essa é a segunda aparição pública desse discreto discípulo.

2 - Um especialista em discipular e conduzir as pessoas a Cristo - (João 1. 41; 12. 21-22).
A primeira coisa que André fez foi procurar seu irmão Simão e dizer a ele:
- Achamos o Messias ( quer dizer Cristo).

3 - Ouvir com extrema seriedade a palavra de Deus.

4 - Ganhador de almas.

5 - Praticante assíduo da palavra de Deus. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, e tardio para se irar ( Tiago 1. 19).

6 - Seguidor e não um simples ouvinte.

A Bíblia não mostra André falando em línguas, realizando prodígios e maravilhas, no entanto poucas pessoas na Bíblia foram tão usadas por Deus no ministério que lhe foi proposto. Aliás, depois de Jesus, ele foi o maior discipulador  da Bíblia.

Reflexão: Quem sabe a família, a sociedade e a própria vida reservaram para você um papel de coadjuvante sem muita ou nenhuma importância no palco da vida. Porém saiba que a exemplo de André, Deus quer transformar você em PROTAGONISTA

Texto: Palavra Vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual