Mensagem de fé: MARIA, exemplo de Humildade

O relato do primeiro Natal, no evangelho de Lucas, mostra uma mulher com fé e disposição para servir.

Não há acontecimento, narrado na Bíblia, mais auspicioso que o Natal. Isso porque se trata da encarnação do Filho de Deus, o último Adão, nascido de mulher, gerado sem pecado e paternidade humana. Ele é Deus com Deus, o único Redentor dos homens e das mulheres, com poder salvífico (salvação) para quem nele crer e o receber como Salvador pessoal.
Neste contexto natalino, Maria de Nazaré aparece em destaque no papel que desempenha como mãe e mulher, agraciada que fora por Deus.Relevantes são reflexões sobre ela, especialmente as que ressaltam suas virtudes ou qualidades e a colocam entre os grandes nomes da Bíblia.
A uma jovem camponesa prometida em casamento a certo homem chamado José, Deus enviou um anjo com a mensagem que Lucas registra no primeiro capítulo do seu evangelho. Ao lermos o cântico de Maria, nos versículos  46 a 56, extasiamo-nos com o exemplo desta mulher. São suas as palavras que seguem:

  • 1- "O Senhor contemplou na humildade da tua serva" ( v. 48);
  • 2 - "Porque o Poderoso me fez grandes coisas" - trata-se do anúncio de que seria mãe ( v. 49);
  • 3 - "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra" ( v. 38).
A humildade de Maria se evidencia quando ela se contempla como serva. Esta declaração, mais tarde aliada  à sua prática de vida, não deixa qualquer dúvida quando se afirma ser ela exemplo de humildade.

     Podemos também apreciar em suas palavras toda disposição de crer, isto é: exercitar a fé: "O poderoso fez grandes coisas em meu favor". Sim, recebeu o anúncio de que seria mãe de Jesus com humildade, crendo ser possível a exatidão das palavras do enviado do Senhor - porque Ele, Deus, tinha todo poder para fazer coisas grandes. Em nenhum momento ela parece duvidar de seu grandioso destino; ao contrário, aceitou como possível o cumprimento do desafio divino.
    É igualmente reconhecível no cântico de Maria sua total disposição de servir. "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra". Sou serva do Senhor! Que expressão rica e plena de reconhecimento do senhorio de Deus. Além disso, ao colocar-se à disposição para que a palavra do Senhor nela se cumprisse, Maria estava declarando, tacitamente, que quaisquer consequências que pudessem lhe advir desse compromisso não importavam - a vontade soberana do Senhor é que contava. Que disponibilidade!
E glorificava o nome do , ao declarar: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador".
Ela tomou conhecimento se seria considerada bem-aventurada por todas as gerações. Seu coração se extravasa em louvor, reconhecendo, com humildade, ser a mulher mais feliz da terra.
Nunca poderia se esquecer do que Deus lhe fez!
Podemos ressaltar vários aspectos proféticos em sua palavra, tais como:

  • 1 - Agiu com seu braço valorosamente; dispersou os que no coração alimentavam pensamentos soberbos.
  • 2 - Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes.
  • 3 -  Encheu de bens os famintos e despiu vazios os ricos.

Ela declara que os soberbos, poderosos e ricos sofrerão perdas, enquanto que os famintos se fartarão.
- Maria mulher bendita, exemplo inspirador, não discutiu: ela aceitou a missão e o consequente ministério que lhe estava reservado.

NATAL é festa , alegria, confraternização e adoração.Mas também é tempo de reflexão.
Sempre que se aproxima o Natal, a data em que toda a cristandade comemora o nascimento de Jesus, relembramos esse momento único; divisório do tempo e da história humana - o Deus que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade. Ele é o Emanuel, o "Deus conosco" ( Mateus 1. 18-23 )

TEXTO EXTRAÍDO DA REVISTA VIDA CRISTÃ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual