Edificação: A responsabilidade é pessoal

( Ezequiel 18. (20-32).

20 - A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.
21 - Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente , viverá; não será morto.
22 - De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.
23 - Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? - diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?
24 - Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniquidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá.
25 - No entanto dizeis: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos?
26 - Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniquidade, morrerá por causa dela; na iniquidade que cometeu, morrerá.
27 - Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida.
28 - Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não será morto.
29 - No entanto, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é direito. Não, são os meus caminhos direitos, ó casa de Israel? E não são os vossos caminhos tortuosos?
30 - Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço.
31 - Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel?
32 - Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.

  • A palavra de Deus é clara; traz luz.
  • Atributos: misericórdia e justiça.
  • Amor e justiça andam juntos.
  • Deus é santo no seu amor: justiça e santidade.
  • Advertência aos filhos: Quem ama corrige.
  • Livre arbítrio. Cada um é responsável por si. A responsabilidade é pessoal.
  • Nenhum ser humano é santo, o suficiente.
  • Convertei-vos e vivei.
Amém, Amém e Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual