Sociedade: BULLYING

Um drama a ser combatido.
Estudantes, pais e professores, conjuntamente, devem buscar soluções para esta chaga social.

Temos acompanhado pela mídia o aumento assustador dos casos de violência: - A agressividade no ambiente escolar. Com a disseminação dos meios de comunicação e informação, como a internet e as chamadas redes sociais, também cresceram os problemas. Grupos de alunos rivais marcam encontros pela internet e até registram seus confrontos para depois exibi-los na grande rede.
      Esse tipo de atitude é reflexo de uma sociedade onde a informação cresce em ritmo acelerado, mas a formação de nossos jovens não aumenta na mesma escala. Diariamente, em praticamente todas as escolas do mundo, muitos alunos sofrem algum tipo de agressão física ou moral. Os motivos dos maus tratos são variados:

  • - as vítimas, geralmente, apresentam alguma característica física que as faz alvo dos gracejos ou, simplesmente, dedicam ao estudo mais horas do que os outros (os chamados nerds). O objetivo maior desse tipo de ação agressiva é forçar a vítima ao isolamento social, espalhando comentários a seu respeito, recusando-lhe a oportunidade de socialização e intimidando outros que desejem fazê-lo. Apelidar, zombar e criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos para o outro (incluindo seu grupo étnico, sua crença ou deficiências físicas) são apenas algumas das mais variadas expressões do abuso, conhecido pelo termo inglês bullying.
Mas, o que é o bullying? Em sua essência?

  • O termo inglês deriva de "valentão" ou "brigão".
Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. Alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam de "violência moral", "vitimização" ou "maus tratos entre pares", uma vez que se trata de um fenômeno de grupo, em que a agressão acontece entre iguais- no caso, estudantes.
      Hoje o bullying é conhecido como fenômeno social,  pode surgir em diversos contextos;

  • - Como parte de problemas de relações pessoais entre adultos, jovens e crianças.
  • - e em diferentes contextos - no ambiente de trabalho ( Chamado de workplace bullying), na internet (O cvberbullying) - em prisões, asilos de idosos, no ambiente familiar, em clubes e playgrounds, entre outros.
Fique atento aos Sinais de alerta - Nem sempre os pais e educadores estão atentos ás mudanças no comportamento de seus filhos e alunos - que podem ser indícios de que estão sendo vítimas de bullying,como:

  • Medo ou desinteresse de ir à escola.
  • Sintomas físicos inusitados, como dores de cabeça ou mal estar na hora de ir à escola.
  • Mudanças repentinas de humor e queda no rendimento escolar.
  • Angústia, introspecção, ansiedade, depressão.
  • Baixa auto-estima.
  • Evitar falar sobre o que está acontecendo ou apresentar desculpas pouco convincentes para tudo.
  • Em casos extremos, tentativa de suicídio.
Se seu filho apresentar alguns destes sinais procure imediatamente o professor ou outra autoridade escolar para obter ajuda visando à solução do problema.
Caso necessário, busque apoio psicológico para uma intervenção adequada, mas não exija dele o que não se sinta capaz de realizar. Ao contrário, procure encorajá-lo e elogie sua iniciativa de contar a verdade.

Caso seu filho seja um potencial autor de bullying, é preciso agir imediatamente , com firmeza mas, também, através de expressões de amor: demonstre que você o ama, apesar de não aprovar seu comportamento e principalmente afastá-lo das más companhias.

Texto extraído da Revista Vida Cristã.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual