Mensagem de Fé: A descida do Espírito Santo ( Atos 2. 1-4 ).

! - Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 - de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
3 - E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
4 - Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

  • A doutrina do Espírito Santo é uma das mais importantes das Escrituras Sagradas. Portanto ao estudar sobre esta doutrina, precisamos estar conscientes de que negligenciar o Espírito Santo, é estar em decadência Espiritual.
1 - Quem é o Espírito Santo?
  • Muitos definem o Espírito Santo como uma força, uma energia. Mas a Bíblia o define como uma pessoa:  A graça do senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós ( 2 Coríntios 13. 13 ).
O Espírito Santo é uma pessoa.  Assim como você, Ele pode sentir, compreender e responder. Ele fica magoado. Ele tem capacidade para amar e odiar. Ele fala, e tem a Sua própria vontade. O Espírito Santo é o Espírito de Deus Pai e o Espírito de Deus Filho. Ele é o poder da Divindade - o poder da Trindade.

E como Pessoa Ele pode:

a) - Ser entristecido - E não entristeçais o espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção ( Efésios 4. 30 ).
b) - Intercede - Também o Espírito , semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis ( Romanos 8. 26 ).
c) - Fala - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus ( Apocalipse 2. 7 ).
d) - Ordena - E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sidos impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia (Atos 16. 6 ), defrontando Mísia, tentaram ir para Bitínia, mais o Espírito de Jesus não o permitiu ( Atos 16. 7 ).
e) - Revela - Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo ( 2 Pedro 1. 21 ).
f) - Ensina - Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome , esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito ( João 14. 26 ).

2 - Os nomes do Espírito Santo:

a) - O Espírito de Deus - Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus,  e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre Ele ( Mateus 3. 16 ). O Espírito é o executivo da divindade operando em todas as esferas, tanto física como moral. Por intermédio do Espírito, Deus criou e preserva o universo. Por meio do Espírito, Deus opera na esfera espiritual, convertendo os pecadores, e santificando e sustentando crentes.

b) - Consolador - E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco ( João 14. 16 ). Paracleto, no grego original, significa alguém chamado para ficar ao lado de outrem. Ele está ao seu lado. O Espírito Santo é o seu ajudador. Ele é o seu assistente, para ajudar você a receber a vida, a cura ou o livramento de que precisa.

c) - O Espírito de Cristo - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato , o Espírito de Deus  habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele ( Romanos 8. 9 ). Porque Ele é o Espírito enviado por cristo, que também batizava com Espírito Santo e com fogo ( Mateus 3. 11 ).
d) - O Espírito da verdade -  O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós ( João 14. 17 ). O propósito da encarnação foi revelar o Pai. A missão do Consolador é revelar o filho. Ele não oferece uma nova revelação, mas sim abrir as mentes dos homens par verem o mais profundo significado da vida e das palavras de cristo.
e) - O Espírito da Graça - De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça ( Hebreus 10. 29 ). O Espírito Santo dá graça ao homem para que se arrependa.

3 - Símbolos do Espírito Santo:

a) - Fogo - O fogo ilustra a limpeza, a purificação, a intrepidez ardente e o zelo produzido pela unção do Espírito Santo.
b) - Vento - O vento simboliza a obra regeneradora do Espírito e é indicativo da sua misteriosa operação vivificante e purificante.
c) - Água - O Espírito é a fonte da água viva, a mais pura , a melhor. Porque Ele é um verdadeiro Rio de vida, inundando as nossas almas, e limpando a poeira do pecado.
d) - Selo - Essa ilustração exprime os seguintes pensamentos:
       1 - Possessão - A impressão dum selo dá a entender uma relação com o dono do selo.
        2 - É um Sinal - Seguro de algo que lhe pertence. Os crentes são propriedades de Deus, e sabe-se que o são pelo Espírito que neles habita. O Espírito é o penhor da nossa herança celestial.
e) - Azeite - O azeite é talvez o símbolo mais comum e mais conhecido do Espírito. Quando se usava o azeite no ritual do Antigo Testamento, falava-se de utilidade, frutificação, beleza, vida e transformação. Geralmente era usado como alimento, para iluminação, cura e alívio. Da mesma maneira na ordem espiritual, o Espírito fortalece, ilumina, cura e alivia a alma.
f) - Pomba - A pomba como símbolo significa brandura, doçura, amabilidade, paz e pureza. Entre os Sírios, é emblema dos poderes vivificantes da natureza..
Amém! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual