Saúde: Doenças sexualmente transmissíveis

Diversas doenças podem afetar diretamente o sistema genital masculino e o feminino. Existem algumas, no entanto, que, embora adquiridas por via sexual, têm efeito sobre o organismo todo.
Todas as doenças adquiridas pelo contato sexual chamam-se doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Uma vez levantada a suspeita ou constatada qualquer doença sexualmente transmissível, o médico deve ser consultado imediatamente, pois somente ele tem condições de oferecer tratamento certo. O tratamento inadequado dessas doenças pode trazer sérios comprometimentos ao sistema genital, à fertilidade e à saúde geral do indivíduo.
Dentre as doenças sexualmente transmissíveis, as mais comuns são: Sífilis, gonorreia, cancro mole, linfogranuloma venéreo, condiloma acuminado, pediculose pubiana e tricomoníase, conhecidas como doenças venéreas. Além dessas, existem a AIDS e o herpes genital.

  • SÍFILIS
A sífilis é causada por uma bactéria, conhecida como Treponema pallidum, transmitida pelo contato sexual. Existem, no entanto, outras vias muito importantes de transmissão, não relacionadas com o contato sexual: de mãe para filho, através da placenta, e por transfusão de sangue.
O primeiro sintoma da sífilis é o aparecimento de uma lesão em forma de pequena úlcera na genitália externa. Essa lesão é conhecida por cancro duro e aparece geralmente entre 7 e 15 dias após o contato sexual.
O cancro duro desaparece naturalmente, mas dentro de 2 meses após o seu aparecimento surgem lesões generalizadas na pele, como inúmeros pontos vermelhos e escamosos em diversas partes do corpo.
Nos estágios mais adiantados podem surgir lesões mais graves na pele.
Especialmente graves são as lesões que surgem em órgãos do sistema nervoso, do cardiovascular (circulatório) e do urinário, que podem levar à morte.
A sífilis é perfeitamente curável, mas é importante que seja tratada no início. Doenças causadas por bactérias geralmente são tratadas com o uso de antibióticos, mas somente com prescrição médica..
A sífilis pode permanecer latente durante algum tempo e, nesse caso, a pessoa pode transmiti-la sem nem mesmo suspeitar que está doente. Exemplos como esse são úteis para avaliarmos a importância do exame preventivo, que permite descobrir muitas doenças antes que elas se manifestem.

  • GONORREIA
Também conhecida por blenorragia, a gonorreia é uma infecção da uretra e pode comprometer algumas vias genitais. É causada por uma bactéria conhecida por gonococo (Neisseria gonorrheae), transmitida pelo contato sexual. Como a gonorreia é causada por bactéria, o doente pode ser tratado com antibióticos.
Os primeiros sintomas surgem poucos dias após o contato sexual: ardor na uretra seguido  de secreção purulenta.

  • CANCRO MOLE
O cancro mole é uma ulceração dolorida e mole da genitália externa causada pela bactéria Hemophilus ducreyi. O doente é tratado principalmente com antibióticos.

  • LINFOGRANULOMA VENÉREO
O linfogranuloma venéreo é uma  doença causada pela bactéria chlamydia trachomatis e caracterizada pela formação de pequenas vesículas nos órgãos sexuais externos. Essas vesículas frequentemente evoluem para pequenas úlceras.

  • CONDILOMA ACUMINADO
 O condiloma acuminado é denominado vulgarmente crista-de-galo.É provocado pelo papilomavírus humano (HPV), que desencadeia o aparecimento de lesões verrugosas na região genital e anal, semelhantes a uma crista de galo ou a uma couve-flor. Esse vírus pode permanecer latente na pessoa por muito tempo, sem se manifestar. Existem vários tipos de HPV, e alguns deles têm sido relacionados ao aparecimento de câncer genital, em especial o do colo do útero.

  • PEDICULOSE PUBIANA
Essa doença é provocada pelo inseto Phthirius pubis, vulgarmente chamado de chato. São piolhos muito pequenos, que se instalam nos pelos pubianos provocando coceira e pequenas hemorragias, que aparecem como pontos de sangue.

  • TRICOMONÍASE
Doença provocada pelo protista Trichomonas vaginalis e que desencadeia corrimento vaginal e ardência na mulher ou corrimento pela uretra nos homens. Em geral, os homens são portadores assintomáticos.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual