Mensagem de Fé: A mulher que ora marca a História.

A exemplo de Rute, que possamos, pelo poder de Deus, mudar a nossa vida e a daqueles que estão próximos.

      O que faz a diferença entre uma mulher decidida e outra obstinada? Como demonstrar iniciativa sem ser precipitada? Como agir com determinação sem ser demasiadamente autoritária? Estes são limites tênues e sutis, que devem ser identificados e respeitados, para nossa felicidade e alegria dos que conosco convivem. Portanto, separe um tempo , para ler a história de Rute, orar e refletir sobre as lições que podemos aprender.

  • A marca da lealdade ( Rute 1. 1-14).
Os laços da lealdade - Rute não podia imaginar até onde seu casamento a levaria. Por vezes, não dá para avaliar quão profundo será o nosso envolvimento com um grupo ou com uma pessoa.
       O teste de lealdade - É fácil ser leal quando tudo vai bem. Mas, não são muitos os que agem desta maneira quando surgem problemas e o caminho fica difícil. Foi assim com Rute; é assim na igreja, quando diminuem os membros; na família, quando há pouco dinheiro; nos grupos de trabalho, quando surge oposição... aí o"Senhor" prova a nossa fé. É hora de permanecer leal. Podem contar conosco nas horas de crise?
        O triunfo da lealdade - Então Orfa se despediu da sua sogra com um beijo e voltou para o seu povo. Mas Rute ficou.

  • A marca da amizade ( Rute 1. 15-22).
Esta é uma das mais belas amizades da Bíblia. Elas eram de países, raças, línguas e religiões diferentes.  Elas se uniram pelo lugar, pela raça e pela graça! Elas compartilharam :
- A vida - Rute fez grandes sacrifícios por Noemi; ela não estabeleceu limites ao que faria pela sogra, até onde iria, ou quanto tempo gastaria ( v. 16).
- A fé - este é o segredo de uma amizade sadia: "O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" ( v. 16).
- A morte - sim, as tristezas e separações vivenciadas com a mesma intensidade das alegrias.

  • A marca da influência ( Rute 2. 1-13).
Observe nos versículos 11 e 12 a influência de Rute sobre as pessoas em sua nova pátria. Noemi tinha um parente chamado Boaz, que era um homem rico e muito importante. Boaz tinha sabido de tudo, pois falou: " Bem me contaram tudo quanto fizeste". Duas coisas tinham sido observadas:

- Um amor sincero - Costuma-se dizer que os atos falam mais do que as palavras. Foi assim com Rute.
- Uma fé viva - Todos sabiam que Rute tinha preferido seguir ao Senhor.

  • A marca do encanto de Rute ( Rute 2. 14-23).
- Natural - Não é preciso ser esperta ( no sentido que o mundo considera) para se ter encanto.
- Espiritual - Um dos seus maiores encantos - era o seu amor pelo Senhor.

  • A marca da obediência ( Rute 3. 1-18).
- As palavras de Rute, decididas mas submissas, são de grande importância: "Tudo quanto disseres, farei". Qual o resultado da obediência de Rute? Seu testemunho foi mais eficiente e as coisas se conduziram para um final feliz. Como esperar que o Senhor ordene nossa vida do melhor modo, se estamos puxando na direção oposta?

  • A marca da restauração ( Rute 4. 1-22)
- A mudança na vida de Rute, após ser redimida, foi notada por todos. Quanta bondade Rute estava recebendo! Como estrangeira, vinda de Moabe, nada podia exigir; todavia, era ajudada de modo surpreendente!

  • A marca da gratidão ( Lucas 1. 46).
- Avida de Rute pode ser observada sob dois aspectos, assim como a nossa própria história:

 - Como Rute se viu - Ela teve várias experiências, grandes oscilações entre alegria e tristeza, esperança e desespero - exatamente como a vida em que vivemos.

- Como Deus a viu - É maravilhoso que Deus se preocupa com sentimentos, ansiedades e expectativas. Bendito seja o Senhor! Celebre a vitória! Sorria! Cante, louve a Deus Com seus lábios!

Amém! Amém!

REVISTA VIDA CRISTÃ
TEXTO: VANDA DOS SANTOS GUIMARÃES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual