Mensagem de Fé: Perdoar ou não? Eis a questão!

Elemento essencial da fé cristã, o perdão é a base para nossa vida espiritual, comunitária e familiar.

Benjamin Franklin, célebre cientista, estadista e intelectual americano do século 18, dizia que as três coisas mais difíceis do mundo são: aproveitar o tempo, guardar um segredo e perdoar uma ofensa. Muito tempo antes, Jesus Cristo já ensinava: " Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens ( as suas ofensas), tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" ( Mt 6. 14-15). Em nossas igrejas, um dos maiores problemas seja a dificuldade que temos em praticar o perdão. Constantemente, irmãos perdem o ânimo na obra do Senhor por não praticar ou receber o perdão - assim, tornam-se amargos, ásperos e intransigentes por não querer perdoar. No entanto, todo cristão sabe que perdoar é preciso, por ser atitude tipicamente cristã e ordem de Deus.
       O perdão é um processo de cura espiritual e mental, que restaura o relacionamento entre Deus e o ser humano e entre as pessoas.
        No Novo Testamento, a palavra " Perdão" é resultado da purificação pelo sangue de Jesus ( 1 João 1. 7-9). A provisão do perdão vem do Senhor, que no texto sagrado é retratado como um Deus perdoador. O perdão Divino é tão abundante, e ele está tão disposto a oferecê-lo, que essa oferta, às vezes, retrata o Deus imutável mudando de postura ante a resposta humana ao seu chamado. Essa mudança é chamada de "arrependimento" de Deus. Isso confunde um pouco, porque medimos o arrependimento Divino a partir da maneira como nós compreendemos. Essa aparente contradição vem de dois tipos de passagens que afirmam:
- Deus se arrepende - ( Ex 32. 14; Jz 2. 18; II Sm 24. 16; I Sm 15. 11; Jr 26. 19; Jn 3.10; Gn 6. 6).
- Deus não se arrepende - ( I Sm 15.29; Nm 23.19; Ez 24. 14).
Em síntese, a mudança de atitude do Senhor é condicionada à resposta humana, a qual abre espaço para Deus agir com o perdão: " Se a tal nação se converter..." - resultado - " então, me arrependerei" ( Jm 18. 7-10). Há também o texto: "Pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal" ( Jn 4. 2).

- Quando o perdão perde ou não o sentido.

O Senhor exige arrependimento, confissão e fé como condições para o perdão. Perdão não é desculpa pelo pecado. Quando libertamos alguém de sua culpa sem arrependimento, encorajamo-lo a continuar em seus erros. O perdão fala de misericórdia, mas não deverá ser confundido com a tolerância e permissão ao pecado. O Senhor não perdoará o pecador sem arrependimento, porque Ele não tolera a iniquidade.

- A importância do perdão.

Alguém disse que, para ser feliz, é necessário entender e promover os seguintes perdões: o perdão de Deus; pedir perdão sempre que errar; nunca deixar de perdoar quem lhe pede perdão; e trocar o ódio pelo perdão.

- O segredo do perdoador.

O segredo do cristão em perdoar está naquilo que Deus disse que bastava a Paulo: a sua graça; que nos foi dada gratuitamente.

Graças ao Deus, cuja misericórdia se renova para conosco toda manhã.

REVISTA VIDA CRISTÃ
TEXTO: DAVID BEZERRA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual