Mensagens de fé; Dicas de saúde, nutrição e educação; família.

Mensagens de fé e edificação; traz alimento para a alma e também para o corpo.
As promessas divinas são dadas para cimentar a nossa união com DEUS e para assegurar o nosso crescimento espiritual.
"Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Dessa maneira, Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas nós, nos tornássemos participantes da natureza divina e fugíssemos da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça" (2 Pe 1. 3-4).


Nutrição e saúde: ESSA TÃO FALADA GORDURA

Ao contrário do que muitos pensam, ela pode ser benéfica à saúde, mas é preciso diferenciar os tipos e consumi-la sempre com moderação.



   Falar de gordura é sempre polêmico, já que é senso comum ouvir que faz mal à saúde. Na dúvida, sobre consumir ou não, muitas pessoas acabam eliminando-a da dieta, o que é notório ao observar que em muitas casas a gordura foi banida da cozinha e até mesmo do menu de inúmeros restaurantes.
   A verdade é que nós precisamos ingerir tanto o carboidrato, quanto a proteína e a gordura na medida certa. O recomendável é que o cardápio seja balanceado, sem exageros ou escassez para esse ou para aquele nutriente. E o que nem todos sabem, ou levam em conta  na hora de arrumar o prato, é que a gordura tem uma série de funções no organismo: entra, por exemplo, na composição de membranas celulares, e é responsável pela absorção das vitaminas A,D,E e K, conhecidas como lipossolúveis. Assim sendo, a sua eliminação ou redução significativa, na dieta, pode resultar num menor nível dessas vitaminas, o que finalmente pode acarretar hipovitaminose.
   A gordura está presente na maior parte dos alimentos que ingerimos, só que em quantidades e tipos diferentes. Não há somente um tipo de gordura; existe uma variedade delas que precisamos conhecer para selecioná-las da melhor maneira possível. Algumas,  se consumidas em excesso, causam efeitos nocivos à saúde. Mas, há as que são saudáveis e que  devem fazer parte de nossos hábitos alimentares. Portanto, não é preciso excluí-la da sua alimentação. Basta conhecer cada uma e saber as consequências de seu consumo que estão associadas à capacidade de aumentar ou diminuir os níveis de colesterol, o qual é dividido em " bom" ( HDL) "ruim"(LDL. O aumento do (LDL) leva ao aparecimento de doenças cardiovasculares, enquanto que o (HDL) protege o organismo desse tipo de enfermidade.


Conheça  abaixo os tipos de gorduras:


Saiba que há dois tipos de gordura:
   A saturada (prejudicial)  é a gordura de origem animal. Está presente nos derivados do leite, como queijo e manteiga, e também na carne vermelha, bacon. Deve ser consumida de forma moderada.
   A insaturada em temperatura ambiente, encontra-se na forma líquida. Subdivide-se em:
Gordura monoinsaturada: Seu consumo ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Encontra-se presente no abacate, bem como em frutos secos, como a noz e a castanha, e nos óleos vegetais: canola, girassol, gergelim,azeite.
   Gordura poli-insaturada: disponível em alimentos como carne e óleos de peixe, linhaça e outros grãos. Contém ômega-3 e é importante porque ajuda a reduzir o LDL e a aumentar o HDL. Entre outras funções, essas gorduras ainda reforçam o sistema imunológico, reduzem os níveis de gordura no sangue e melhoram a circulação sanguínea.


Gordura trans: apesar de estar presente no grupo das gorduras insaturadas, ela costuma se comportar como uma legítima saturada, tanto no que diz respeito aos malefícios à saúde quanto em relação ao seu papel na fórmula dos alimentos. A gordura trans faz subir os níveis de LDL, reduzindo consequentemente a de HDL no sangue. As trans estão presentes nos produtos industrializados, como biscoitos recheados, margarina, sorvetes e alimentos crocantes, entre outros. 
Esse tipo de gordura deve ser consumido com cautela, já que, em altas quantidades, se relaciona ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


Texto extraído da REVISTA VIDA CRISTÃ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual