Nutrição e Saúde: Dieta Vegetariana


             DIETA VEGETARIANA PERMITE PERDA RADICAL DE PESO


    Dietas têm muitos nomes, mas a única que leva a uma radical perda de peso é a vegetariana. E isto vale especialmente para quem nunca fez. Esta é a conclusão dos médicos americanos Susan E. Berkow e Neal Barnard, depois de analisarem 40 estudos diferentes relacionando hábitos vegetarianos e massa corporal.
Os dois notaram que as mulheres vegetarianas pesam de 6% a 17% menos do que as que são carnívoras. E o mesmo vale para os homens: os que não comem carne são de 8% a17% mais magros.

    Mas a doutora Susan, faz uma alerta: a dieta vegetariana só tem efeito de perda radical de peso para os carnívoros. Por que? Ela explica: como os vegetarianos são, em média , mais magros do que os carnívoros, para eles é muito mais difícil perder peso. Eles chegam a um ponto que, por defesa do seu organismo, não emagrecem mais.

    Os vegetarianos também adoecem menos do coração, porque seus níveis de colesterol são baixos e sua pressão fica melhor controlada. E ainda estão protegidos contra diabetes, que se tornou uma epidemia global. Os adeptos da dieta vegan- os vegetarianos extremos, que passam longe de qualquer produto de origem animal, incluindo carnes, ovos, leite e seus derivados- são os mais magros de todos segundo a marcela knibel, autora de "Nutrição contemporânea- Saúde com sabor".


    A dieta rica em vegetais eleva em 16% o efeito térmico dos alimentos por até três horas após a refeição.

- Por não consumirem produtos de origem animal, vegetarianos não comem gordura saturada e, portanto, acumulam menos calorias. para se ter ideia, cada grama de gordura tem 9kcal. Vegetarianos ainda comem mais fibras de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas; e as fibras saciam. São mais preocupados com a qualidade de vida. Isso também ajuda a emagrecer.

- O gasto calórico em repouso, chamado de metabolismo basal, ou seja aquilo que queimamos sem fazer nada, varia de acordo com a genética, idade, peso e massa muscular. Mas a digestão do vegetariano costuma ser acelerada porque ele ingere menos gorduras e mais fibras. E segue dieta fracionada, comendo poucas porções em intervalos menores no dia. Come alimentos de alta densidade nutricional e de baixas calorias, diz a nutricionista Bia Rique. O consumo de óleos vegetais é associado a baixo risco de doenças.

    As fibras normalizam o intestino e ajudam a controlar o nível de açúcar e colesterol. Quando a pessoa começa a restringir muito a sua alimentação, o corpo lança contrarreguladores do peso, ou mecanismos de proteção.O mais conhecido é a diminuição da produção de liptina, hormônio produzido pela gordura corporal que inibe a fome e aumenta o gasto de energia. Este contra-ataque mantém a fome e a pessoa não consegue sustentar a sua perda de peso.


Risco de anemia, unha fracas e queda de cabelo:

    Seguir dieta vegetariana por conta própria, sem nutricionista, não emagrece e ainda traz problemas de saúde. O organismo começa a ficar pobre em vitamina B12, em proteínas de alto valor biológico e em ferro-heme, aquele mais bem absorvido. Resultado: anemias; pele flácida e sem vida, palidez acentuada, cansaço, apatia, menor percentual de massa muscular, unhas quebradiças e queda de cabelo.

    Os vegans que não consomem leite e derivados ainda correm o risco de sofrer de perda
de massa óssea e osteoporose em idade madura.


A doutora Marcela é contra a retirada  de produtos de origem animal do cardápio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual

Edificação: Salomão julga a causa de duas mulheres