Mensagem de Fé: Elias e a viúva de Sarepta ( 1 Reis 17. 8-24).

8 - Então, lhe veio a palavra do Senhor, dizendo:
9 - Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida.
10 - Então ele se levantou e se foi a Sarepta;
chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber.
11 - Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão.
12 - Porém ela respondeu: Tão certo como vive o Senhor, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.
13 - Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste, mas primeiro faz dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois farás para ti mesma e para  teu filho.
14 - Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel. A farinha da tua panela não se acabará e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra.
15 - Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias.
16 - Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do Senhor, por intermédio de Elias.
17 - Depois disto, adoeceu o filho da mulher, da dona da casa, e a sua doença se agravou tanto,que ele morreu.
18 - Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória  a minha iniquidade e matares o meu filho?
19 - Ele lhe disse: Dá-me o teu filho; tomou-o dos braços dela, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo hospedava, e o deitou em sua cama;
20 - Então, clamou ao Senhor e disse: Ó Senhor, meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o seu filho?
21 -E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao Senhor e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que faças a alma  deste menino tornar a entrar nele .
22 - O Senhor atendeu à voz de Elias; e a alma do menino voltou a entrar nele, e reviveu.
23 - Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe, e lhe disse: Vê, teu filho vive.
24 - Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que  a palavra do senhor na tua boca é verdade.

  • A Bíblia sequer menciona seu nome, mas ela deu uma tremenda demonstração de fé em meio ao drama da fome e da morte.
  • A viúva viveu num tempo difícil, um contexto de fome, crise social e confusão religiosa - resultado do ministério do profeta para estabelecer a cura da idolatria do povo.
  • Iria preparar uma última refeição para si e para o seu filho, depois aguardaria a morte.
  • Ao acolher o profeta Elias - obedecendo assim à ordem se Deus: " Ordenei a uma mulher viúva que te dê comida". (1 Reis 17. 9).
  • " Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do Senhor; por intermédio de Elias.
  • O poder do Deus Eterno, que" traz à existência as coisas que não existem" ( Romanos 4. 17). " Tão certo como vive o Senhor teu Deus " foram as palavras dessa mulher ao dirigir-se a Elias ( 1 Reis 17. 12 ).
  • Força na fraqueza - A força daquela viúva estava na sua fraqueza.
  • Disposição para servir - Primeiramente se dispôs a trazer água, num contexto de completa escassez - logo , aquela água faria muita falta a ela e a se filho.
  • Aceitou a sugestão do profeta de lhe preparar, primeiramente, o bolo, para só depois se alimentar e a seu filho.
  • Abrigou o profeta. (1 Reis 18. 1 ).
  • Personalidade forte.
  • Obediência ( Reconheceu que o profeta era um homem de Deus ).
Deus tem um propósito na vida de cada um de nós. Alguns são colocados na linha de frente; outros na retaguarda. Todos somos importantes e necessários dentro do propósito de Deus.

TEXTO DA REVISTA VIDA CRISTÃ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual