Reflexão: Não Fale Palavras Torpes.


A língua serena (com seu poder de cura, é grande instrumento de paz e concórdia) é árvore de vida; mas a língua  perversa quebranta o espírito. (Provérbios 15. 4).

Se a palavra for infeliz e ferir, ou se provocar sentimentos desfavoráveis, pode aniquilar tudo que nós construímos com carinho e afeto. A palavra branda desvia o furor ou raiva, nunca gera a ira.
       Esse versículo espelha a mesma mensagem de Provérbios 18. 21, que diz que com a língua ministramos vida ou morte. 
        É por isso que por toda a palavra de Deus nos é dito que devemos ser cuidadosos ao usar a língua e prestar atenção em nossas palavras. Paulo disse em Efésios 4. 29 - " Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe " e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça ( favor imerecido por Deus) aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus (não o ofendais) no qual fostes selados ( marcados, carimbados como de propriedade de Deus, firmados) para o dia da redenção ( libertação final do mal e consequências do pecado, através de Cristo).
         Nunca devemos falar coisas que façam com que as pessoas desistam. Não devemos nos deixar poluir com palavras negativas que saem de nossos lábios;  mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam. As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente.
          A murmuração é a resposta de um coração ansioso, agitado, que não é grato e por isso não goza de bênçãos da tranquilidade.
         A depressão é outro problema criado e aumentado por palavras e pensamentos errados - os nossos ou de outras pessoas. Não usemos a língua para ferir, quebrantar ou deprimir, mas para curar, restaurar e encorajar.
                   " As palavras podem abençoar ou amaldiçoar, construir ou destruir".

Amém! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual