Mensagem de Fé: Ofensas Contra o Espírito Santo.

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção". (Efésios 4. 30)

  • A mais grave ofensa ao Espírito Santo, consiste em rejeitá-lo por incredulidade e preferência aos prazeres pecaminosos.
  1. - Resistência ao Espírito Santo.
  • Antes do seu martírio, Estevão falava a uma multidão de judeus enfurecidos, acusando-os de resistirem ao Espírito Santo. ( Atos 7 51).
  1. Aspectos  do pecado de resistência ao Espírito santo.
     a) Obstinação: É este o sentido de cerviz dura - pescoço que não se curva.Teimoso, inflexível.
     b) Indisposição para ouvir: - "incircuncisos de ouvidos" - desatenção por desprezo ao Espírito Santo.
     c) Indisposição para entender: - "incircuncisos de coração" - rebeldia contra a voz do Espírito Santo.

     2.    A gravidade do pecado de resistir ao Espírito Santo.

  • É que o Espírito Santo é o agente divino para conduzir a Deus o homem perdido. Resistir-lhe, pois, seria o mesmo que um naufrago recusar a corda que lhe é atirada. Resistindo e recusando o auxílio do único Agente de ajuda e esperança, não há outra alternativa, senão a morte; a morte eterna.
      3. Procrastinação: adiamento, delonga.

  • Este é outro modo sutil de resistir ao Espírito Santo. Aqueles que procuram afastar-se do Espírito Santo, quando Este tenta convencê-lo do pecado, pouco a pouco irão se tornando mais insensíveis. As impressões, o receio das malévolas consequências do pecado, irão desaparecendo através de protelações até fracassarem no mister de movê-los em direção a Deus.
     4. O pecado da blasfêmia e sua gravidade.

  • Blasfemar é proferir palavras abusivas contra a divindade de modo consciente e malicioso, caracterizando tais atitudes a autêntica rejeição `a mensagem salvadora e eterna do Espírito Santo. Mesmo do ponto de vista racional,  os fariseus seriam capazes de admitir o ensino de Jesus, de que Satanás não iria lutar contra si mesmo, derrotando os seus agentes. As palavras dos fariseus, porém, foram discernidas por Jesus como ofensa consciente à divindade do Espírito Santo, com o qual Jesus foi ungido para libertar "a todos os oprimidos do Diabo"...( Isaías 61. 1-2 e Atos 10. 38).
  • Gravidade: O que assim procede afasta-se conscientemente do plano redentor de Deus e revela por si mesmo. Ter um coração insensível, que não sabe afligir-se pelo pecado. sem tal sentimento, é impossível o arrependimento que conduz ao perdão e a reconciliação com Deus.

     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual