Mensagem de Fé: O vaso do oleiro

A exemplo de Jeremias, o Senhor quer moldar nossa vida como o artesão faz com o barro.
( Jeremias 18. 1-17).

1 - Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo:
2 - Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.
3 - Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entre à sua obra sobre as rodas.
4 - Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.
5 - Então, veio a mim a palavra do Senhor:
6 - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7 - No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir,
8 - se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9 - E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar,
10 - se ele fizer o que é mau  perante mim e não der ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem  que houvera dito lhe faria.
11 - Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo:
      Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando mal e formo um plano contra vós outros; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau proceder e emendai os vossos caminhos e as vossas ações.
12 - Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração maligno.
13 - Portanto, assim diz o Senhor: perguntai agora entre os gentios sobre quem ouviu tal coisa. Coisa sobremaneira horrenda cometeu a virgem de Israel!
14 - Acaso, a neve deixará o Líbano, a rocha que se ergue na planície? Ou faltarão as águas que vêm de longe, frias e correntes?
15 - Contudo, todos os do meu povo se têm esquecido de mim, queimando incenso aos ídolos, que os fizeram tropeçar nos seus caminhos e nas veredas antigas, para que andassem por veredas não aterradas;
16 - para fazerem da sua terra um espanto  e objeto de perpétuo assobio; todo aquele que passar por ela se espantará e meneará a cabeça.
17 - Com vento oriental os espalharei diante do inimigo; mostrar-lhes-ei as coisas e não o rosto, no dia da sua calamidade.

  • Jeremias recebeu a ordem do Senhor: "Vá à casa do Oleiro".
  • A promessa: "Ali você ouvirá a minha mensagem". Jeremias, eu não vou conversar contigo. Eu vou é tratar de ti.
  • "Senhor,  tu és nosso Pai, nós somos o barro, e Tu o nosso Oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos". ( Isaías 64. 8 ).
  • Como nos dias de Jeremias, o Senhor queria que seu povo, a " casa de Israel " fosse que nem um vaso perfeito. ( Jr 18. 6).
  • O Senhor não faz nenhuma obra inacabada. " Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Jesus Cristo". ( Fp 1. 6).
  • Há dois tipos de vaso: de honra - está intimamente ligado ao pertencer ao Senhor e apartar-se da injustiça ( 2 Timóteo 2. 19 ). De desonra - Vasos de Ira aguardam a perdição ( Romanos 9. 22 ).
  • Pegar o vaso estragado e fazer do mesmo um " Vaso Novo ". Nova Criatura. ( 2 Coríntios 5. 17 ).
  • Arrependimento Verdadeiro.
Amém! Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual