A ORAÇÃO de ANA

Angustiada pelo fato de não ser "Mãe", ela demonstrou perseverança e confiança no SENHOR

   É comum ler nas páginas da Bíblia orações feitas por Abraão, Moisés, Ló e Jabez, bem como pelos profetas, pelo apóstolo Paulo e os primeiros cristãos - além do próprio Filho de DEUS.
   Elas são de grande valor para todos que oramos. As leituras dessas orações,bem como as reflexões delas decorrentes, edificam a nossa alma.
   Uma oração que também nos motiva bastante é a de uma mulher conhecida pelo nome de ANA, uma das duas esposas de Elcana.
   Embora fosse estéril, segundo o relato bíblico, ela viria a ser, mais tarde, a mãe de Samuel. Mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril, o seu esposo a tratava muito bem.
   O texto bíblico diz que Ana, provocada por Penina, sua rival, sofria muito, ao ponto de chorar e não comer. O marido se preocupava, porém não podia solucionar aquele problema. Em 1Samuel 1. 9-18, podemos considerar a sua oração;

a) Ela toca diretamente no que DEUS já havia feito. Os versos 5-6 registram as afirmações: "Ainda mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril"; "porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre".

b) Seu estado revela grande abalo emocional. O verso 10 diz: "Com grande amargura de alma, orou ao Senhor" e chorou abundantemente".

c) é, antes de tudo, uma oração feita a partir de um compromisso com Deus: "E fez um voto dizendo:"Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esquecerei, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre sua cabeça não passará navalha". (1 Samuel 1. 11).

Essa "Oração" nos conduz a algumas lições preciosas:

  • Confiança irrestrita no poder transformador de DEUS. Ela sabia que Ele poderia curar sua esterilidade.
  • Disposição para doar a "Benção" recebida.
  • Perseverança sem medo: " Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios". (1 Samuel 1. 12; 14; 15).
  •  Demonstra alegria antecipada, sem nenhuma dúvida quanto à resposta do SENHOR.
O Sacerdote lhe disse,a seguir: "Vai-te em paz, e o DEUS de Israel lhe conceda a petição que lhe fizeste", ao que Ana declarou, perante ele: "Ache a tua serva mercê diante de ti" - e seguiu seu caminho e comeu; e o seu sembrante já não era triste.A Oração de Ana foi ouvida e nutida pela persistência na fé no poder de DEUS.
    
   Nestes tempos de escassez de fé, quando pouco tempo dedicamos à intercessão, convém ressaltar a necessidade de haver homens e mulheres de oração, que sigam o exemplo de Ana.

 Zefanias dos Santos Lima
Revista vida Cristã




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual