JOSUÉ: Um líder corajoso em nome de DEUS

O SENHOR teu DEUS está contigo, onde quer que andares"!! (Js 1. 9).

   O Livro de JOSUÉ recebe o seu nome do personagem central da narrativa que, como sucessor de Moisés, liderou o povo de Israel na conquista da "Terra Prometida". O nome hebraico Joshua(Yehosua) significa o SENHOR é salvação. Na língua grega é JESUS.

"A ação de DEUS na história é sempre realizada com um propósito redentor".

TEMA CENTRAL

Sob a liderança de Josué o povo de DEUS entrou na terra que fora prometida a seus  ancestrais pelo cuidado que o povo teve de não se apartar do Livro da Lei de Moisés (1. 8).

Já foi assinalado que CANAÃ é um tipo da herança do Cristão em Cristo Jesus.
 
CANAÃ -  não representa os Céus porque o crente não tem de lutar para ganhar o seu lar celestial. CANAÃ - representa a herança que DEUS dá ao crente e que deve ser apropriada pela fé.

A vida Cristã vitoriosa é constituída não só de batalhas e bençãos mas também de descanso. Nós capítulos 4 e 5 da carta aos Hebreus observamos que a entrada da nação de Israel em CANAÃ é uma descrição do crente que entra numa vida de descanso e vitória pela fé em Cristo. Acontece que  muitos crentes estão indecisos em suas vidas espirituais - entre "Egito e Canaã". Foram libertados da escravidão do pecado, mas aínda não entraram, pela fé,  na posse da herança de uma vida de descanso e vitória que lhes foi prometida.
- Como tomar posse dessa herança é o tema de Josué.

PROPÓSITO E TEOLOGIA

1. O Livro de JOSUÉ descreve a vitória do Povo de DEUS quando tomou posse da terra de Canaã. É uma continuação da narrativa da peregrinação de Israelitas desde o Egito até à Terra Prometida, demonstrando a todas as nações que existe um único DEUS digno de ser adorado (2. 11; 4. 24).

2. O Livro de JOSUÉ explica que DEUS age como o SENHOR soberano da história que cumpre a promessa que fez ao seu povo. O SENHOR é descrito como o guerreiro poderoso de ISRAEL (5. 14) que luta em favor de seu povo e lhe dá descanso com relação a seus inimigos ( 11. 20; 23. 4).

3. A Terra é um ponto importante no Livro. A Terra prometida dos patriarcas encontra  seu cumprimento na conquista das tribos que receberam aquilo que os seus pais não conseguiram alcançar mercê de sua rebelião (1. 6; 11.23; 21. 43-44).
   A importância desse tema é indicada pela distribuição detalhada da terra entre as tribos ( 13. 1-21.45).

4.Entretanto, DEUS garante a sua benção somente a um povo santo e obediente (3. 5; 4. 10). Porque o SENHOR é santo (5.15), ele pune o pecado do seu povo (23. 15-16) e o restaura somente quando os membros da nação da aliança se arrependem (7. 11-13).

5. A Palavra de DEUS deu por meio de Moisés era o padrão por meio do qual podia se medir tanto a fidelidade de DEUS como a de ISRAEL. DEUS cumpre as suas promessas (21. 45; 23.9).
   O povo deveria ter cuidado para viver de acordo com a Lei de Moisés (1. 7 16-17).

6.O SENHOR cumpre os seus propósitos para ISRAEL por intermédio de um líder de sua escolha. Josué seguiu os passos de Moisés como porta-voz de DEUS (1.5; 4. 14).

7. O Livro também trás uma mensagem de esperança para as gerações futuras do povo hebreu, que perdeu a terra por causa da dispersão e do cativeiro.
   As gerações futuras do povo de DEUS poderiam ter esperança de que, como DEUS dera a vitória ao povo de ISRAEL na antiguidade, Ele poderia fazer isso novamente em seu favor.

8. O Povo de DEUS entrará no seu descanso final por meio da fé no SENHOR JESUS CRISTO ( Hebreus 4. 6-11).

"Precisamos como Filhos de DEUS apregoar a mensagem da justiça a fim de que todo ser humano tenha o direito de ganhar o seu sustento de forma digna"!!


Pr Darci Dusilek
Revista vida Cristã




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual

Edificação: Salomão julga a causa de duas mulheres