Reflexão: Vivendo o Caráter de Cristo

DEUS está mais interessado em quem somos do que naquilo que fazemos

O termo "Caráter", derivado do grego charaktér - que significa imagem -, é como uma marca impressa que distingue uma pessoa. Ele refletirá os valores dessa pessoa:

  • Suas motivações
  • Atitudes
  • Sentimentos
  • Ações
Ao contrário da "Personalidade", que é genética, o caráter e moldado pelo meio, pelas influências e valores que o indivíduo agrega ao longo da vida. Sendo assim, o caráter refletirá os traços da natureza pecaminosa, quando influenciado pelo mundo; ou da natureza divina, pela "Palavra de DEUS".
    O texto de Hebreus 1. 3 nos afirma que Cristo é o próprio caráter de DEUS, aquele em quem o Pai imprimiu o seu ser: " O qual, sendo o resplendor de sua glória e expressa "imagem de sua pessoa".
     Diante de um mundo em trevas, em que muitas vezes, a Igreja se deixa contaminar pelo pecado, deixando de ser "Sal e Luz", urge que a Palavra de DEUS nos exorte sobre o nosso chamado - o privilégio de sermos separados para levar o nome de JESUS a todas as nações, até que  Ele volte.
    Uma das afirmativas mais impactantes é a de que temos a "mente de Cristo" (1 Com 2. 16). Mas, será que ter a mente  de Cristo implica somente em inteligência, poder criativo, sensibilidade e discernimento? Não!!
      Presumimos, pela pessoa de Jesus, que além de todas as prerrogativas do Filho de DEUS, a sua mente é por excelência, santa. Ali não há, nem nunca houve, pecado (1Jo 1. 5). A própria Bíblia o afirma. Dessa forma, o nosso caráter deve estar em conformidade com o caráter de Cristo. Sim, o caráter cristão deve refletir a "Glória de DEUS"!! Ele. está mais interessado em quem somos do que naquilo que fazemos. Isso não quer dizer que as boas devam ser desprezadas em detrimento de um isolamento monástico (convento). Jesus nos deixou no mundo, em meio"às trevas". O nosso interior têm que estar em consonância com as nossas ações ou obras.
      Acerca do caráter do cristão e seu desenvolvimento, há algumas considerações:
1) A primeira grande transformação em nosso ser se dá quando aceitamos Jesus em nosso coração. (2 Co 5. 17).

2) O caráter é formado pela aprendizagem.
      Logo na infância, nosso caráter é moldado pelas influências que recebemos do ambiente em que vivemos.O caráter pode ser mudado, transformado. O Senhor não escolhe pessoas prontas, mas ensináveis e desejosas de segui- lo.

3) São expressões do caráter:

  • A forma de pensar, que constrói a nossa escala de valores;
  • O estilo de vida, determinado pelos nossos alvos, hábitos e costumes;
  • A conduta, que reflete o que fazemos, sentimos, esperamos e desejamos.
4) O caráter cristão é fruto da alma, ou seja, de quem somos.
     Quem somos não é algo que esteja revelado na nossa aparência, e, muitas vezes, nem em nossas ações. O Senhor nos sonda e nos conhece e de longe entende os nossos pensamentos (Sl 139. 1-2).

Conclusão:
       De um lado, está o mundo e seus valores; e, do outro, o Evangelho transformador de JESUS.
        Onde temos colocado o nosso Coração?

Helena Maria de Oliveira Faria
Revista vida Cristã



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual

Edificação: Salomão julga a causa de duas mulheres