Edificação: Perdão: Restaurador; Edificador

"Pai, perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores" ( Mateus 6. 12).

Perdão: Padrão de maturidade. É uma ordem do Senhor Jesus: "Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos maltratam e orai pelos que vos perseguem" ( Mateus 5. 44). Uma referência clara que o crente não deve ter inimigos. Ele ensina mais: "não resistais ao mal, mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda" ( Mateus 5. 39). Em toda sua vida Jesus praticava o que ensinava. Quando orava em Getsêmani, no ato de sua prisão, chegaram os soldados para prendê-lo. Ele se apresenta dizendo: "A quem buscais? Os soldados disseram: "A Jesus Nazareno".

  • Perdoar é lembrar-se do fato marcante sem reviver um sentimento de vingança, revolta ou raiva;  ou mesmo referir-se com ironia, desprezo ou indiferença a quem o ofendeu.
1 - Perdão pedido - Se tenho a consciência de que alguém tem algo contra mim, preciso com sinceridade, pedir-lhe  perdão. Inicialmente a Deus.

2 - Perdão ao outro - Lembrar sem rancor ou julgamento. Aceitando o risco / privilégio de um novo relacionamento.

3 - Perdão a si mesmo - Neste sentido há dois sentimentos importantes. Uma autocobrança que faz com que o crente não se perdoe e sofra com a culpa ou autopunição. Por outro lado a autojustificação, que consiste  em justificar suas ações julgando-as precipitadamente ou dando pouca relevância ao acontecido. Algumas pessoas são tão duras que não desfrutam do autoperdão; é mais fácil para estes perdoar os outros do que perdoar a si mesmos.
4 - Perdão oferecido - É o perdão que excede todo o entendimento. É o  oferecer a face direita tendo sido esmurrado na face esquerda.Assim Jesus fez ao ser crucificado, humilhado e zombado pelo povo. É a busca da paz que Jesus praticou: " Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" ( Lucas 23. 34).

O perdão moral -  é da natureza de Deus. Uma ordem para ser cumprida, não apenas uma opção humana, como alguns ousam dizer.

O perdão legal - Absoluto, total; arrependimento genuíno.
- Quantas vezes se deve perdoar a um irmão? - (Mateus 18. 21-22).

Inexorável - Que não cede a rogos, nem a lágrimas; duro, implacável.

Perdão é atitude cristã; não é sentimento; mas não nos livra das consequências do pecado. Deus, perdoou Adão , mas ele não ficou no Jardim do Éden.

O perdão serve para todos os casos; em qualquer situação. Porém, no caso de traição (adultério ) - Relações sexuais ilícitas ; contumáz (habitual, costumeira ),  -perdoar: mas não precisa conviver com  a pessoa, quando se perde a confiança.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual