Reflexão: Dieta da Alma

O Reino de Deus não é uma questão de comida nem bebida, mas de  justiça,   paz e alegria no Espiríto Santo ( Romanos 14. 17).

Cada vez mais crescem  os cuidados com o corpo. Aparecem sugestões de dietas para emagrecer, para manter o peso, controlar o colesterol, etc. Todos têm um alvo certo: cuidar do organismo  para alcançar a meta de uma vida mais saudável.
As diversas terapias, academias, etc, são instrumentos para esse objetivo, e o esforço é louvável. Mas uma dieta alimentar sem o corte do que é prejudicial, seja por excessos ou contaminação, não promoverá a saúde e o bem estar.
         Perguntamos, porém: E quem vai cuidar da alma? Qual a dieta, qual o exercício que elimina as " toxinas" do nosso interior e o excesso de "gordura" das fortes emoções? Gostaria de indicar uma dieta para a alma, com o alicerce de cortes radicais, por meio da consagração a Deus. Esta consagração só pode partir de um coração que provou a intimidade com Jesus Cristo.
       A dieta está baseada na eliminação  de cinco sentimentos que em nós produzem uma espécie de lixo interior e que são: orgulho, inveja, amargura, vingança e ódio. A partir das Escrituras e do que está em dicionários, podemos dizer que:

  • Orgulho - É um conceito exagerado de si próprio e produz  isolamento social.
  • Inveja - Vem da cobiça e é desgosto pelo bem ou pela felicidade de alguém outro, desejo de possuir o bem alheio.
  • Amargura - É o sofrimento decorrente do ressentimento.
  • Vingança - É represália, desforra, retribuir um mal com outro mal.
  • Ódio -  É  aversão a uma pessoa , atitude ou coisa;  é repugnância, antipatia, desprezo. Cuidado!
      A vida é dom de Deus. Viver, e viver bem, é uma necessidade e também um desafio. Cuide bem do seu corpo, elimine tudo aquilo que faz mal. E cuide também de sua vida interior, eliminando as toxinas da alma e a destruição que elas produzem.

UMA DOSE REFORÇADA DA PALAVRA DE DEUS É A MELHOR REFEIÇÃO ESPIRITUAL.

Texto: Pão Diário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual