Saúde: Sífilis

A Sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. A transmissão é basicamente sexual, mas pode também ser transmitida da mãe para o feto. A doença é dividida em 3 fases, denominadas de sífilis primária, secundária e terciária. A camisinha é o método para prevenir a transmissão da sífilis.

  • Sintomas da Sífilis primária
A lesão primária apresenta-se como uma úlcera, (parecida com uma afta na boca), não dolorosa nos órgãos genitais, que surge 2 semanas após o contacto sexual. Nas mulheres pode passar despercebida uma vez que é indolor e costuma ficar escondida entre os pelos pubianos e a vulva, pênis, vagina, cérvix, lábios, ânus ou outras partes do corpo.

Essa úlcera é chamada de cancro duro, e após 3 a6 semanas desaparece mesmo sem tratamento, levando a falsa impressão de cura espontânea.

Esse é o problema da Sífilis primária,  é uma lesão indolor, que pode passar despercebida e que desaparece mesmo sem tratamento. Se a infecção não for tratada ela evolui para o estágio secundário.

  • Sintomas da Sífilis secundária
Algumas semanas ou meses após o desaparecimento do cancro duro, a doença retorna, agora disseminada pelo organismo. Essa forma de Sífilis se manifesta com erupções cutâneas com pontos avermelhados, classicamente nas palmas das mãos e solas dos pés, febre, mal estar, perda de apetite e aumento dos linfonodos (gânglios) pelo corpo.

As lesões nas solas e palmas são características, mas as erupções podem acorrer em qualquer local do corpo.
Outros sintomas que podem aparecer:

  • Feridas na garganta, boca ou cérvix.
  • Glândulas inchadas.
  • Garganta dolorida.
  • Perda de cabelo.
  • Dor de cabeça.
  • Dores musculares.
  • Perda de peso.
  • Cansaço.


Novamente a doença desaparece mesmo sem qualquer tratamento.

  • Sintomas da Sífilis terciária
Os pacientes podem ficar de um até vários anos, inclusive décadas, assintomáticos, até o retorno da doença.

A Sífilis terciária apresenta 3 tipos de manifestação:

- Goma Sifilítica - Lesões ulceradas que podem acometer pele, ossos e órgãos internos.

- Sífilis cardiovascular - Causa aneurismas da aorta torácica

- Neurosífilis - Acomete o sistema neurológico, levando a demência, meningite, AVC e problemas motores por lesão da medula e dos nervos.

O diagnóstico da Sífilis é feito através do exame de sangue. O tratamento é simples, com antibióticos como a penicilina.

A bactéria  também pode ser transmitida da mãe para o feto, levando a Sífilis neonatal, uma doença grave com várias lesões estruturais do recém-nascido.

A Sífilis na grávida pode causar aborto, parto prematuro, má formações e morte fetal.

Diagnóstico da Sífilis

O diagnóstico da Sífilis é feito basicamente através de 2 exames sorológicos: VDRL e FTA-ABS

- O VDRL é o exame mais simples e é usado como screening primário. O resultado é dado em formas de diluição. Ou seja, um resultado 1/8 significa que o anticorpo foi identificado até 8 diluições. Um resultado 1/64 mostra que podemos detectar anticorpos mesmo após diluirmos o sangue 64 vezes. Quanto maior for a diluição em que ainda se detecta o anticorpo, mais positivo é o resultado.

Como o VDRL pode estar positivo em várias doenças que não Sífilis (lúpus, doença do fígado e até em idosos), consideramos apenas valores de 1/32 como diagnóstico.
Todo VDRL positivo, mesmo em valores baixos, deve ser confirmado com o FTA-ABS.

Ao final, acabamos ficando com 3 situações:

- VDRL positivo e FTA-ABS positivo confirmam o diagnóstico de Sífilis.

- VDRL positivo e FTA-ABS negativo indicam outra doença que não Sífilis.

- VDRL negativo e FTA-ABS positivo indica Sífilis tratada e curada. Se o paciente nunca tiver sido tratado, esse resultado sugere Sífilis na fase latente.

Estágio latente da Sífilis

(O estágio latente da Sífilis começa quando os sintomas dos estágios primário e secundário desaparecem. O estágio latente da Sífilis pode durar muitos anos. Durante essa estágio a infecção está no corpo embora não ocorram sinais nem sintomas dela. Algumas vezes os sintomas da Sífilis secundária retornam. Se isso acontecer, a Sífilis pode ser transmitida para outras pessoas até que os sintomas sumam novamente.Sem tratamento a doença pode , em algumas pessoas, avançar para Sífilis terciária).

Texto extraído da Internet.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual