Edificação: Jesus, a porta ( João 10. 1-16).

" Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem".

              Vivemos num momento em que as igrejas são terrivelmente atacadas por Satanás. Utilizando-se de falsos profetas, o inimigo dissemina um "evangelho" que vai de encontro ao verdadeiro Evangelho de Cristo. Por isso, nunca houve tanta necessidade de reconhecermos Jesus.
                O evangelho de João é rico em ensinamentos sobre a pessoa do Jesus histórico - aquele que se fez homem e habitou entre nós ( O Emanuel - o Deus conosco); mas, também, retrata Jesus ( o Messias), o Filho Unigênito de Deus ( segunda pessoa da Trindade - o Deus Salvador).
                 No capítulo 10 de João, encontramos Jesus nos ensinando como reconhecê-lo e segui-lo, evitando, assim, que caiamos nas ciladas do inimigo - ladrões e salteadores - e nos percamos no "caminho".
                 Usando a figura do pastor de ovelhas, tão comum em Israel,  Jesus se coloca como o Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. Como, então, reconhecer Jesus?

  1. - Jesus entra pela porta do aprisco ( verso 1-2)
  • O aprisco, ou curral, é uma espécie de abrigo com muros altos e uma porta, onde as ovelhas são guardadas depois de um dia de pastagem. Ao contrário dos ladrões e salteadores, que não entram pela porta do aprisco, preferindo invadi-lo por outras partes; o pastor das ovelhas entra pela porta. O porteiro abre a porta para ele, para que entre e tire o rebanho para fora. Esse é o primeiro ensinamento que Jesus nos dá nessa parábola: O Pastor de Ovelhas entra pela porta do aprisco. 
  • Ao falar dos ladões e salteadores, Jesus se refere à influência maligna de Satanás, que ataca o rebanho com as suas artimanhas e engodos ( isca; chamariz), causando dissensão ( desarmonia) no corpo de Cristo, a Igreja, procurando dispersar o rebanho: 
                  "Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos" ( Mc 13. 22,23; 1 João 2,3).
                 
                   Mas, ladrões e salteadores também são aqueles que tentam roubar a nossa paz, a nossa alegria e a certeza da salvação:
                 
                   " Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá" ( Ne 8. 10; Sl 45. 7 ).

                   Paulo, escrevendo a Timóteo, diz que haverá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina, e se cercarão de mestres segundo as suas próprias cobiças, recusando-se a dar ouvidos à verdade e entregando-se às fábulas ( 2 Tm 4. 2-5). Fábulas, aqui, são heresias, isto é: distorções doutrinárias veiculadas pelos falsos profetas.
Confira, como os crentes de Bereia, os exemplos abaixo (At 17. 10-11).

  1. GNOSTICISMO
- Havia assim como hoje - os que negam Jesus como o Filho Unigênito de Deus ( a segunda Pessoa da Trindade), sua encarnação e ressurreição ( 1 João 2. 18-29; 4. 1-6; 2 João 7;

      2. HEDONISMO

 - Prega o bem como obtenção   do prazer e ausência de sofrimento (culto ao prazer), sendo a felicidade a  essência da vida. No entanto, Jesus diz que as aflições fazem parte da nossa caminhada aqui ( Jo 16. 33) e o amor (ágape) é o segundo grande mandamento Jo 13. 34; Fp 4.4)

       3. AS BOAS OBRAS COMO MEIO DE SE OBTER A SALVAÇÃO

- Indo de encontro a esse ensinamento, está escrito na Palavra que a salvação é dádiva de Deus ao pecador - é graça, ou seja favor imerecido; portanto, nada podemos fazer para obtê-la ( Ef 2. 8; cf. 2. 1-10).

      - 4. A PROSPERIDADE COMO PROVA DE BÊNÇÃOS DIVINAS EM OPOSIÇÃO À POBREZA COMO FRUTO DO PECADO

- Jesus mesmo disse que veio buscar e salvar o que se havia perdido ( Lc 19.10), e todos se acham perdidos até receberem a graça da salvação Rm 3.23). Isso independe de ser próspero (materialmente) ou não. Pelo contrário: a Bíblia nos alerta sobre o perigo do dinheiro ( 1 Tm 6. 10; Mt 6. 19-21).

                     O teólogo britânico John Stott apresenta, em seu livro Discípulo Radical, quatro tendências contemporâneas que ameaçam a Igreja de Cristo . Citaremos apenas uma, o relativismo. Essa tendência prega que tudo vai depender do ponto de vista em que se observa a questão. Por isso, vemos situações mundanas, outrora repudiadas pelo crente, tornando-se comuns dentro das igrejas, como: permissividade sexual, adultério, aborto, sonegação, glutonaria, idolatria etc. Diante disso, a Bíblia nos ensina a não nos conformarmos com este século (Rm 12. 2; 1 Jo 2. 15-17) e a obedecermos aos mandamentos de Deus (Êx 20).

       - 5. JESUS É A PORTA DO APRISCO

- Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem. ( João 10.9).

TEXTO: HELENA MARIA DE OLIVEIRA FARIA
REVISTA VIDA CRISTÃ.

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual