Nutrição: Alimentos que rejuvenescem

NÃO SE PODE DETER O TEMPO, MAS UMA MESA SAUDÁVEL COLABORA, E MUITO, PARA UMA APARÊNCIA MELHOR E MAIS QUALIDADE DE VIDA.

            Você já percebeu que há pessoas que parecem ser mais novas do que a idade que possuem? E outras que aparentam serem mais velhas do realmente são?
             O que diferencia umas das outras? Essa resposta é o que muitos pesquisadores têm buscado no meio científico. Eles querem saber se há realmente uma forma de retardar o relógio biológico sem recorrer a cirurgias e cremes, e se é possível deixar homens e mulheres jovens - e saudáveis, claro - por mais tempo.
              Sabe-se que o estresse da vida moderna não colabora para que tenhamos uma pele mais bonita, por exemplo. Porém, artigos científicos relatam que existem alimentos que podem ajudar o organismo a evitar o processo de envelhecimento, os quais são chamados de alimentação antiaging, isto é, alimentação antienvelhecimento.

  • SEMENTES DE LINHAÇA
São ricas em proteínas e fibras. Além disso, possuem altos teores de ômega 3, um tipo de gordura boa,que combate o processo inflamatório, ajuda na memorização, evita manchas na pele e, quando consumida diariamente, reduz as taxas de colesterol total e de triglicerídeos. Pesquisas recentes mostraram que indivíduos que consumiram semente de linhaça durante 60 dias apresentaram melhora na dislipidemia.

  • MAÇÃ
Um ditado inglês diz que "uma maçã por dia mantém o médico longe".
           Nada mais do que verdadeiro, pois pesquisas mostram que o consumo diário de uma maçã previne doenças cardiovasculares, reduz os riscos de alergias e previne doenças degenerativas como o mal de Parkinson, de Alzheimer e o Câncer. A fruta é rica em fibras e pectinas, as quais auxiliam na perda de peso e diminuem a fome, deixando o indivíduo saciado por mais tempo. Além disso. a maçã reduz a absorção de gorduras e açúcares, prevenindo assim doenças metabólicas como diabetes.

  • ABACATE
Essa fruta, por muito tempo, foi tida como vilã, já que muitos associavam o seu consumo ao ganho de peso, por ser rica em gorduras. Pois chegou a hora de desmitificar esse pensamento. O abacate, realmente, possui alto teor de gorduras; só que elas são monoinsaturadas, ou seja, aquelas que aceleram o metabolismo. Isso quer dizer que são substâncias boas para nosso organismo. O consumo regular de abacate também é capaz de reduzir os efeitos do Stress no corpo, por evitar o ganho de peso e a perda da massa muscular.

  • CANELA
Este alimento é muito lembrado quando se faz doces. Quando consumida, a canela pode inibir o desenvolvimento bacteriano, o qual inclui o mau hálito, e a coagulação do sangue. Ela também é capaz de reduzir o açúcar do sangue, o que evitaria o aparecimento do diabetes.

  • CHÁ VERDE
O chá verde é rico em antioxidantes, substâncias que possuem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Pesquisas relatam que o consumo de duas a seis xícaras por dia ajudaria a prevenir o câncer de pele, além de reverter os efeitos causados pele exposição ao sol.

  • AZEITE
Consumido desde os tempos bíblicos, o azeite sempre foi considerado saudável. Todavia, nos últimos tempos, este produto tem sido questionado, já que muitos fabricantes e distribuidores publicam informações erradas no rótulo de seus produtos. Realmente, o melhor azeite é o extra-virgem, que proporciona efeitos benéficos, já que contém gorduras monoinsaturadas. Esse tipo de azeite é capaz de reduzir a inflamação, tanto nas células quanto nas articulações. Por isso, fique atento ao teor de acidez do azeite. Ele pode ser considerado virgem quando esta chega até a 0,8%. Logo, quanto menor a acidez, melhor será o azeite.

TEXTO; LÍVIA HIPÓLITO CARDOZO BRANT
REVISTA VIDA CRISTÃ.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual

Edificação: Salomão julga a causa de duas mulheres