Vida com DEUS: A vida Cristã na Alegria e na Dor

OS SOFRIMENTOS E TRIBULAÇÕES SÃO ELEMENTOS QUE NOS LEVAM A CONHECER O CUIDADO E A PROVISÃO DE CRISTO.


  • " Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação,  perseverai na oração" ( Rm 12.12).
             Alguém já disse que o cristão é a única pessoa que está em festa e em guerra ao mesmo tempo. É maravilhoso conhecer a Deus e sua salvação, sentir a segurança da vida eterna e a presença do ESPÍRITO SANTO. É confortante saber que o tempo do fim não significará o epílogo para o cristão, mas o começo da plenitude da vida eterna. Como é bom experimentar os livramentos  e as bênçãos do Senhor, tanto na vida espiritual e material. De fato temos inúmeros motivos para festejar a nossa vida em CRISTO. No entanto, entre as promessas de Jesus está uma que muitos cristãos não gostariam que existisse; outros a ignoram e muitos não a entendem - e é aquela que muitos pregadores triunfalistas desejam anular: a promessa de que, neste mundo, teremos aflições.

  • "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16. 33).
            A vida cristã também não é guerra! Na vida íntima, no lar, na sociedade e no mundo, há lutas, tempestades e males que vêm nos perturbar, acordar, incomodar, assombrar, contrariar e interromper a alegria e o bem-estar. Parece esquisito dizer que o sofrimento faz parte da vida cristã, mas Ele já nos avisou:

  • " ...tereis aflições".
Cabe ao cristão entender o porquê, o para quê, o que fazer e como proceder.
            Por que, afinal, as tribulações? Porque não estamos no céu, mas no mundo - e o mundo é perigoso! Nele, existem ervas venenosas, animais perigosos, vírus e viroses. Você já imaginou que até no hospital, lugar da cura, existe a infecção hospitalar? Neste mundo, o perigo é iminente ( que ameaça): há tsunamis, terremotos, vendavais, etc. Cabe a nós, cristãos, usar de prudência e da oração que pede proteção e provisão de Deus. Nunca saia de casa, irmãos, sem agradecer pelas proteções até então e pedir que Deus continue lhe protegendo. Apesar da sua prudência, porque este mundo é muito perigoso.
            Outro motivo de tanto sofrimento é que o mundo tem um príncipe muito perverso.

  • " Agora é o juízo deste mundo;  agora será expulso o príncipe deste mundo" ( Jo 12. 31).
Esse príncipe tem vários títulos: maligno, Satanás, diabo, besta, dragão e outros nomes que falam da sua natureza. Além disso, ele tem um exército de seguidores; uma potestade que o auxilia na maldade, que é composta pelos demônios, os anjos caídos...

  • " preparado para o diabo e seus anjos" ( Mt 25. 41).
E o que fazem eles na terra? Disse Jesus:

  • " O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir" ( Jo 10. 10).
Você pode entender o perigo que lhe rodeia? O que você acha que o diabo quer fazer com você? Quando arremete contra nós, ele vem para nos matar, roubar nossa paz e destruir nossas esperanças. O que você acha que Satanás pediria a Deus sobre você? Menos do que ele disse acerca de Jó? Ele nos odeia, tanto como odiava a Jó! Mas Deus é soberano sobre o diabo e este não pôde matar Jó. temos uma promessa bendita que nos protege:

  • " Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" ( 1 Jo 5. 18).
Você já agradeceu a Deus pela sua proteção contra as hostes infernais? Além da soberania de Deus atuando a seu favor, como ocorreu na vida de Jó, temos uma arma que apavora o maligno:

  • " Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" ( Tg 4. 7).
A submissão, ou sujeição incondicional sem reservas a Deus e a resistência às tentações irritam até ao diabo e ele foge.
              O terceiro motivo pelo qual sofremos tanto é a natureza caída e carnal de todos nós.
Talvez, as maiores dificuldades que passamos nesta vida derivem deste motivo. Infelizmente, a carne, o nosso ser material, nos incita aos erros; e erros nos trazem dores, sofrimentos terríveis. Você se lembra da quela escolha errada que fez? Lembra-se daquela incompreensão, daquele julgamento que seu irmão fez de você? E qual é o cristão que não passa por perseguição ou alguma forma de acepção de seus semelhantes, no trabalho ou na escola? Temos uma inimiga que vive em nós, anda conosco e dorme conosco: A nossa natureza material, escrava do pecado. Paulo entendia isso e escreveu:

  • " De maneira que, agora, já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já não o faço eu, mas o pecado que habita em mim" ( Rm 7. 17-20).
PASTOR DAVID BEZERRA DA COSTA
REVISTA VIDA CRISTÃ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual