Fé em Ação: Uma Mulher Surpreendente: A Cananeia

Entre tantas personagens surpreendentes que tiveram suas histórias registradas nas páginas do Novo Testamento, vamos buscar numa mulher, cujo nome nem se menciona. O capítulo 15 do evangelho de Mateus mostra que Jesus precisou se retirar da Galileia por causa da perseguição de alguns judeus, indo buscar refúgio nas regiões de Tiro e Sidom ( verso 21). Jesus tentava passar despercebido com seus discípulos, quando uma mulher daquelas redondezas passou a clamar insistentemente por compaixão ao "FILHO DE DAVI" ( verso 22), em busca da cura espiritual de sua filha.
           É em meio a essa situação de desespero que a mulher cananeia surpreende por sua perseverança, humilhação e, acima de tudo, atitude de fé!

  1. Surpreendendo pela perseverança
A expressão grega que definira o estado da filha da mulher cananeia é KaKos daimonezetai - que significa "terrivelmente endemoninhada". Quando soube que por ali passava Jesus, o nazareno que andava por toda parte fazendo o bem e operando milagres, a mulher cananeia tomou uma atitude: "passou a gritar", apresentando ao Senhor o grave problema que enfrentava ( Mt 15. 22).
           Jesus, no entanto, mantinha-se em silêncio e não lhe dava resposta. Os discípulos, preocupados com os gritos da mulher que seguia clamando após eles, pediram que o Mestre a dispensasse, a fim de que não chamasse tanta atenção ( Mt 15.23). Talvez a falta de interação de Jesus e o incômodo dos discípulos já se constituíssem elementos suficientes para aquela mulher desistir e seguir seu caminho.
            Mas ela foi perseverante! O silêncio é, então, interrompido pelo Senhor que, reconhecendo-a como gentia, lhe adverte: "Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel" ( Mt 15. 24).
            A cananeia poderia perfeitamente ter entendido aquela frase como um basta de Jesus; porém, ela insistiu e, ainda fazendo uso de conhecimento superficial do Messias, lhe pede socorro (Mt.14. 25). Sim, é surpreendente a sua perseverança em busca da solução de seu problema!
No entanto, conhecedor das intenções do coração dos homens, o Senhor resolve testá-la ainda mais.

      2.  Surpreendendo pela humildade

Após o pedido de socorro da cananeia, Jesus parece aumentar o grau do"teste de Fé" daquela gentia, esclarecendo-lhe: "Não é justo tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos" ( Mt 15. 26). Há duas expressões gregas para o vocábulo " Cão". Seria "Goy", expressão usada pelos judeus para referirem-se aos gentios, e significava " cachorro de rua violento e maltrapilho"; e também a expressão "Kunarion", significando "cãozinho de estimação, que é a expressão utilizada por Jesus ao dirigir-se à mulher suplicante.
              No entanto, para a surpresa de todos que estavam ao seu redor, aquela mulher deu uma lição  de humildade e quebrantamento, ao exclamar: " Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos"( Mt15. 27). Na realidade, ela reconheceu que, como um animal de estimação, dependia totalmente de seu dono para obter o alimento. Que bela lição de humildade!
              A Bíblia nos ensina que a humildade é uma virtude que alegra o coração de Deus.
Em sua oração de confissão, O salmista Davi reconheceu: "...um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não rejeitarás" (Sl 51. 17).
       
        3. Surpreendendo pela Fé (Visionária)

O reconhecimento da sua insignificância e total dependência do Senhor foi o elemento decisivo para a ação de Jesus que, surpreendido com a fé daquela gentia, exclamou: " Mulher, grande é a tua fé! " ( Mt15. 28). E, naquela mesma hora, o milagre ocorreu e sua filha ficou sã.
              Na Epístola aos Hebreus, encontramos uma clara definição do que seja a fé: "...é a certeza das coisas que se esperam e a convicção dos fatos que não se veem" ( Hb 1. 1). De fato, "sem fé é impossível agradar a Deus "!

Texto: KARLA JANAINA COSTA CRUZ
REVISTA VIDA CRISTÃ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual