Edificação: Existência Autônoma do Deus Único

Criatura humana alguma existe por si mesma; como não é a fonte originária da vida, não pode criá-la nem sustentá-la. Também vive limitada pelos fatores tempo e espaço; sofre profundas mudanças; é imperfeita, falha, limitada, incapaz de se manter plenamente fiel a um bom padrão de comportamento sem alterar esporadicamente sua conduta. Deus, porém, é diferente. Deus tem em si mesmo a base de sua existência. Ele é auto-existente, incriado, não causado. Isto o torna totalmente independente e faz com que tudo mais dependa dele."Deus é independente:


  • Em seus pensamentos (Isaías 40.28) -" O eterno Deus, O Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento".
  • Em sua vontade ( Deuteronômio 4.35) -" A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão ele".
  • Em seu poder ( 1 Crônicas 29.11) -" Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos".
  • Em seu conselho ( Salmos 33.11) -" O conselho do Senhor dura para sempre; os desígnios do seu  coração, por todas as gerações".
A IMUTABILIDADE - CONSTÂNCIA DIVINA é o atributo que assevera que não há mudança alguma em Deus. ( Números 23.19) - Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará?
Ou, tendo falado, não o cumprirá?
Deus não muda seu ser, sua perfeição absoluta, seu caráter, sua natureza, seus planos; Deus é o padrão perfeito.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual