Nutrição e Saúde: Aleitamento Materno

Leite que cura - O aleitamento materno é um ato de amor e o mais eficiente instrumento para a promoção de saúde física e mental desde a primeira fase da vida humana. Muitas são as vantagens para o bebê do ponto de vista nutricional e imunológico, assim como os benefícios à mãe que amamenta.

Para o bebê:

  • O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o sexto mês de vida.
  • É de fácil digestão.
  • Protege o bebê contra doenças como diarreia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.
  • Protege a criança contra várias doenças, à medida que contém todas as substâncias necessárias para bem nutri-la e imunizá-la.
  • Previne as alterações estruturais e funcionais da face, promovendo o desenvolvimento harmônico desta musculatura.
  • Auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
  • Estimula o padrão respiratório nasal do bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.
  • Desenvolve e fortalece a musculatura da boca da criança, melhorando o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fonação(fala).
  • Fortalece o relacionamento entre mãe e filho, pois transmite segurança, carinho e amor ao bebê. Além disso, favorece o bom desenvolvimento físico e mental da criança - consequentemente, confere estabilidade emocional, preparando o bebê para maior adaptação nas etapas da vida.

Para a mãe
  • Em geral, a mãe que amamenta recupera a forma mais rapidamente.
  • Ajuda a reduzir o sangramento, diminuindo o tempo em que o útero e o volume do seio costumam levar para voltar ao tamanho normal.
  • Aumenta o vínculo afetivo mãe-bebê.
  • É um alimento que não custa nada, é livre de contaminações externas e já vem pronto para o consumo.
É importante, contudo,  que a mãe adote alguns cuidados com as mamas durante o período de aleitamento
  1. Conserve os seios sempre arejados;
  2. Não lave os mamilos após cada mamada. O banho diário é suficiente;
  3. Em caso de rachaduras, a amamentação não deve ser interrompida; a mãe deve continuar o aleitamento polo seio menos ferido, retirando o leite do lado afetado manualmente. Não utilize "pomadas" no local da rachadura, e sim, o próprio, que também funciona como um excelente cicatrizante;
  4. Se o seio ficar duro e ou empedrado, suspenda-o bem para facilitar a saída do leite. Use sempre sutiã e amamente com maior frequência;
  5. Caso as mamas fiquem muito cheias, deve-se massagear e retire o excesso de leite para facilitar a sucção pela criança;
  6. Massageie as mamas com a polpa dos dedos em movimentos circulares no sentido da aréola (a parte mais escura) para o tórax;
  7. Ocorrendo febre alta, calafrios e vermelhidão nas mamas pode ser início de mastite (inflamação pelo acúmulo de leite). Procure orientação médica ou de um banco de leite.
Lembre-se: apesar das muitas vantagens, há situações em que, para o bem do bebê, é melhor não amamentá-lo, principalmente se a mãe for soropositiva ( portadora do vírus HIV) ou se estiver fazendo uso de medicação anticancerígena, antitireoideana e substâncias radioativas


Texto extraído da Revista Vida Cristã.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual