Saúde: As funções do Fígado
O fígado é a maior glândula do corpo, com várias funções.
A bile é uma espessa solução esverdeada que quebra as gorduras.
- Produção de bile - Células hepáticas produzem a bile, lançada no intestino, onde auxilia na quebra das gorduras.
- Estoque de combustível - O sangue contém glicose, açúcar que o corpo usa como combustível. O fígado controla o nível de glicose, converte o excesso em glicogênio e o armazena. Se o nível da glicose cai, o fígado transforma o glicogênio novamente em glicose.
- Processamento de gorduras - As gorduras são enviadas ao fígado, que as processa. O fígado transforma as para que o corpo possa usá-las. Ele também atua como um estoque de gordura.
- Processamento de proteínas - O fígado processa os aminoácidos - unidades químicas que formam as proteínas. Quando os aminoácidos são quebrados, cria-se amônia, uma substância venenosa. O fígado transforma a amônia em ureia, eliminada com segurança na urina e no suor.
- Produção de sangue - Nos fetos, o fígado produz glóbulos vermelhos. Nas crianças e nos adultos, armazena cobre e ferro, que são necessários para a produção da substância carreadora de oxigênio no sangue, s hemoglobina.
- Limpeza do sangue - Células presentes no fígado removem glóbulos brancos velhos e englobam bactérias e vírus.
- Armazenamento de vitaminas - O fígado é o principal armazém de vitaminas, com estoque de vitaminas A, B12, D, E e K.
- Neutralização de toxinas - O fígado remove substâncias como álcool e drogas do sangue e as transforma em produtos químicos mais seguros.
A bile é uma espessa solução esverdeada que quebra as gorduras.
Comentários
Postar um comentário