Edificação; A parábola do filho pródigo ( Lucas 15. 11-32).

11 - Certo homem tinha dois filhos;
12 - o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhe repartiu os haveres.
13 - Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 - Depois de ter consumido tudo, sobreveio à quele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.
15 - Então, ele se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.
16 - Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.
17 - Então caindo em si disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
18 - Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
19 - já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.
20 - E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e compadecido dele, correndo o abraçou, e beijou.
21 - E o filho lhe disse: Pai pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 - O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, pondo-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;
23 - trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos,
24 - porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.
25 - Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
26 - Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo.
27 - E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.
28 - Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo.
29 - Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos;
30 - vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.
31 - Então lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo que é meu é teu.
32 - Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, poque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.


"A coisa importante a ser aprendida desse filho rebelde é o humilde arrependimento diante do Pai; e o perdão do Pai para seu filho". " Não são os sãos que precisam de remédios e sim os doentes".

  • Dois filhos: por direito e de fato.
  • O pai não queria o filho por obrigação; como servo ( o filho mais velho).
  • Deus olha para nós todos os dias.
  • Ele conhece nossos pensamentos, antes de ser formado.
  • A nossa escolha nos faz afastar ou se aproximar de Deus.
  • Deus  não é um pai tirano.
  • Deus nunca impede a partida de um filho que quer abandoná-lo.
  • A relação de pai e filho deve ser de incondicional confiança; amor.
  • Culpamos à Deus diariamente.
  • (Mateus 7. 9-10) Qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai , que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
  • Filho longe de Deus; longe do pai: Tudo passa a ser nada.
  • O Pai está esperando por nós todos os dias de braços abertos! Basta que tenhamos atitude.
  • É Deus que nos transforma; que nos ama incondicionalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual