Saúde: Fuja das Cãibras

Provocada pela contração involuntária dos músculos, a cãibra chega sem pedir licença e vem acompanhada de muita dor. Apesar de as suas causas não estarem totalmente esclarecidas, cuidados no dia a dia ajudam a jogar a vilã para escanteio.


(+) Reposição de minerais

Existem diversos fatores que causam as cãibras musculares, como a perda de sódio. Esse mineral é importante para os nervos que transportam os sinais de movimento para os músculos. O magnésio participa do processo de estímulo neuromuscular e é extraído das folhas verdes-escura. Ele também faz a síntese das proteínas, que serão usadas como matéria-prima na formação dos tecidos e das cartilagens do corpo. Há ainda o potássio, presente nos peixes, cuja falta no organismo pode estimular contrações e fraqueza muscular.

(+) Alongue-se

Alongar-se 15 minutos antes e 15 minutos depois de qualquer exercício físico ajuda a diminuir o estado de contração dos músculos. Outro benefício é que a prática serve como um "aviso" para o músculo de que ele vai ser utilizado em instantes, prevenindo contrações involuntárias.
Especialistas também indicam que o alongamento seja feito antes de dormir. Isso relaxa a musculatura e evita cãibras noturnas. Por fim, alongar-se deve tornar-se um hábito nas atividades cotidianas em que há esforço físico, como passear com o cachorro e limpar a casa.

(+) Grãos no prato

Turbinar o cardápio diário com quinoa e soja previne crises de cãibra. Ricos em arginina - um aminoácido precursor do óxido nítrico - , os dois grãos funcionam como vasodilatadores e estimulam a circulação sanguínea.
Outra parceria da saúde dos músculos é a linhaça, que possui ômega 3. Esse ácido graxo de cadeia longa exerce função anti-inflamatória e auxilia no reparo muscular.

(-) Pegar pesado na academia

Geralmente, as cãibras apareçam durante ou logo após exercícios intensos. As chamadas "cãibras de esportista" são reflexos do aumento na concentração do ácido láctico no sangue, provocado pelo próprio metabolismo. O problema também é agravado pela fadiga das fibras musculares. Para evitá-lo, a dica é não exagerar na quantidade de peso usado nos exercícios e descansar os músculos após um treino pesado. Os locais mais atingidos pelas cãibras de atleta são as panturrilhas, músculos anteriores e posteriores da coxa e pés.

(-) Menos gordura

 Episódios frequentes de cãibras em idosos são sinais da diminuição da circulação sanguínea, provocadas pela obstrução do fluxo por placas de colesterol. Por isso, evite o consumo de gordura saturada - presente em derivados de origem animal - pois é uma forma de manter as taxas do mau colesterol (LDL) sob controle.
Consuma alimentos ricos em gorduras boas, que aumentam  as taxas do bom colesterol (HDL). Azeite de oliva, castanhas e coco desobstruem vasos e estimulam a produção da bílis - responsável por dissolver as gorduras.

(-) Atividades físicas no calor

Praticar exercícios físicos em ambientes extremamente quentes gera um aumento da transpiração. O resultado é a perda de sódio pelo suor, que pode ser rebatida pelo corpo com contrações involuntárias dolorosas. Para driblar o problema, troque a corrida sob um sol intenso por um exercício leve e em um local ameno. Procure hidratar-se com isotônicos, que tenham sódio na sua composição.



Texto extraído da Revista Viva Saúde.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual