Nutrição e saúde: Adorável ameixa!


Bastante presente no cardápio dos brasileiros, a fruta é capaz de regular o funcionamento do intestino,  o coração contra doenças e também auxiliar no emagrecimento.

    Adocicada, de cor brilhante, casca rígida e de formato arredondado, a ameixa (Prunus domestica) já é famosa no mundo inteiro há séculos. O que muitos não sabem é que a fruta suculenta ajuda a emagrecer, faz bem ao coração e ao intestino e tem pouquíssimas calorias - para se ter ideia, 100g delas trazem, aproximadamente, 47 kcal. Sem falar que o alimento é rico em vitaminas A, B, C, e E, potássio e ferro e tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Por conta de todos esses nutrientes, ela é capaz de prevenir alguns tipos de câncer, combater os radicais livres e melhorar o fluxo sanguíneo e o aspecto da pele e dos cabelos. Pode ser consumida fresca, seca, em compotas, geleias e drinques. Confira!

Solução "anti-barriga"

    Sentiu vontade de devorar um docinho depois do almoço ou no final da tarde? Coma ameixa. Uma única unidade diminui a compulsão por comida, a vontade por doces e proporciona saciedade. "Esses são alguns dos benefícios das fibras presentes em abundância no alimento, o que contribui efetivamente para o emagrecimento", informa a nutricionista funcional Karin Honorato. Enquanto as fibras eliminam as toxinas do organismo, os altos teores de água e potássio hidratam o corpo.

Livre, leve e solto

    Não bastasse sua ação enxuga-barriga, a ameixa é muito recomendada por nutricionistas para combater a desagradável prisão de ventre e deixar o intestino funcionando como um reloginho. Parte dessa responsabilidade é das poderosas fibras. "Além delas, há também um laxante natural chamado isatina", aponta a profissional. Para garantir esse efeito, consumir de uma a três unidades por dia é o suficiente. Se a fruta estiver combinada com mamão ou laranja em um suco natural, melhor ainda.
    "0utra maneira eficiente e prática para combater o intestino preso é colocar três ameixas secas em um copo com água durante a noite. Na manhã seguinte, ainda em jejum, tome a água e coma as frutas", recomenda a nutricionista Bruna Chagas Petrungaro.

Coração blindado

    A ameixa também faz um bem danado ao coração, ajudando-o a se livrar de encrencas. "Algumas fibras do grupo dos polissacarídeos, principalmente a celulose e a pectina, diminuem a absorção de glicose e controlam as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue", ressalta Karin Honorato. Isso significa que, regulando os níveis do colesterol ruim, a quantidade do tipo bom (HDL) aumenta, e os riscos das artérias entupirem e provocarem problemas, como enfarto e derrame, diminuem. "Além disso, ela faz parte do grupo dos alimentos de coloração roxa, que apresentam boas qualidades de fito-nutrientes, chamados fenólicos, antioxidantes protetores do amigo do peito" - (Nutricionista Juliana Saldanha).

Sempre fresquinha

    Uma das vantagens da ameixa em relação às outras frutas é que ela não precisa ser mantida na  geladeira para ficar sempre fresquinha e saborosa. Ou seja, pode ser facilmente carregada na bolsa para um lanche entre as principais refeições do dia. Para selecioná-las na hora da compra, prefira as estejam firmes, mas, ligeiramente macias quando pressionadas com os dedos. Se a casca estiver com cor viva e levemente esbranquiçada são sinais de que ela  é de boa qualidade e não foi muito manuseada.
    Congelá-la em recipientes próprios para freezer e bem vedados mantém suas propriedades e o agradável sabor. "Lave-as em água gelada e deixe escorrer até secar completamente. Retire os caroços e congele em recipientes de tamanho apropriado á quantidade, sem apertá-las. Para a fruta seca, basta colocá-las em potes e congelar", ensina Juliana Saldanha.
Vale ficar atento às contraindicações de consumo.


"A ameixa fresca é rica em oxalato, uma substância não metabolizada pelo organismo. Por isso, se consumida em excesso, pode ocasionar a formação de cristais e cálculos, provocando assim renais", alerta a profissional da Comer e Viver Consultoria Nutricional.

Texto extraído da Revista Vida Natural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual