Saúde: Esporte: tênis

UMA RAQUETE, DIVERSOS BENEFÍCIOS

O tênis ajuda a desenvolver a coordenação, turbina o sistema cardiovascular, entre outras vantagens.

Ficha técnica

Benefícios: desenvolve agilidade, concentração, coordenação, flexibilidade, resistência e os sistemas cardiovascular e muscular. Outras atividades, quando aliadas ao tênis, melhoram o desempenho do atleta tais como a corrida e a musculação. Elas ajudam no ganho de condicionamento e previnem lesões.

Partes trabalhadas: tanto os membros inferiores quanto os  superiores são fortalecidos. A atividade trabalha a velocidade de reação, a força e a resistência. Mas não basta ter um corpo definido para ser bem-sucedido neste esporte: é preciso ter coordenação motora e estudar as táticas.

Quem pode praticar: pessoas de todas as faixas etárias. No entanto, a idade mínima para o esportista  é 5 anos.
Antes de começar:
 O esporte exige bastante do coração, pois faz que a frequência cardíaca e a pressão aumentem. Por isso, uma avaliação cardiológica antes de se aventurar no esporte é indicada.

A avaliação física também é recomendada para medir as habilidades motoras, resistência, força, agilidade, velocidade e flexibilidade.

O treino: as aulas, em geral, são divididas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. No começo, os alunos aprendem aquecimento e o desenvolvimento dos fundamentos. Já nos níveis intermediário e avançado são ensinadas situações de jogo.

Duração: duram cerca de 60 minutos, com frequência de duas vezes por semana.

Perda calórica: em uma hora de treino é possível perder 750 kcal.

Precauções; como em qualquer atividade física, não é indicado pecar pelo excesso para que não ocorram lesões no punho, cotovelo, ombros, quadril e joelhos.

Contraindicações: indivíduos com lesões articulares, problemas cardiológicos ou outro quadro clínico devem ser avaliados por um médico que irá ( ou não) autorizar a prática. Nestes casos, caberá ao educador físico estabelecer restrições e adequar os treinos.


Texto:Alba Damasceno - VIDA NATURAL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual