Nutrição e saúde: "A linhaça um Superalimento"

  

Rica em nutrientes e substâncias que beneficiam à saúde, a linhaça pode ser consumida de várias formas.

A linhaça é uma semente oleaginosa, como também os são as nozes, as castanhas, amêndoas e avelãs. ela é na verdade, a semente do linho triturada e pode ser encontrada na cor marrom quanto na dourada. Do ponto de vista nutricional, são semelhantes, pois possuem os mesmos nutrientes. O que altera a coloração são as condições de cultivo já que a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, enquanto a dourada é plantada nas regiões frias, como o Canadá, sendo importada de lá. O que difere a marrom da dourada é que a primeira possui uma casca mais resistente e a segunda possui um sabor mais suave.
No Brasil, a espécie de linhaça mais fácil de se encontrar no mercado é a marrom,cujo preço é menor, já que a semente escura está mais adaptada ao solo e ao clima. O país ainda tem uma baixa produção em comparação a nações como o Canadá e a Argentina, porém a cada dia aumenta o cultivo dessa semente no nosso país.
Além da própria semente de linhaça, inteira ou triturada, hoje também é possível achá-la adicionada pães, cereais, bolos, biscoitos, além de muitos outros produtos alimentícios.

 E por que atualmente tanto se fala nesse alimento?



Devido aos seus grandes benefícios à saúde. Trata-se de um alimento funcional, que contém nutrientes que influenciam as atividades biológicas e metabólicas do organismo, podendo evitar o desenvolvimento de doenças e melhorar a expectativa de vida das pessoas.
Muitos chamam a linhaça de "superalimento", em razão de suas qualidades e da grande quantidade de nutrientes que possui. A semente é composta de 41% de gordura, 20% de proteína, 28% de fibra, 4% de resíduos e 6% de hidratos de carbono, sendo que, em 100g de linhaça, há 396 Kcal. Este teor calórico é um ponto positivo, pois tal gordura é um ácido graxo poliinsaturado, do tipo ômega 3, "gordura boa". O ômega 3 é essencial ao organismo, pois não sendo sintetizado pelo ser humano, deve ser ingerido através de fontes alimentares. Esta substância ajuda no combate ao envelhecimento, atua no desenvolvimento cerebral - como, por exemplo, melhorando a concentração da memória- e diminui os níveis plasmáticos elevados de triglicerídeos e colesterol, prevenindo assim as doenças cardiovasculares.
Contudo, os benefícios da linhaça não param por aí. Existe outro nutriente em sua composição que também traz grandes resultados positivos, principalmente na vida das mulheres: a lignina, um fitoestrógeno com estrutura semelhante ao estrogênio, cuja concentração diminui no período da menopausa. Pesquisas revelam   que este nutriente é capaz de ligar-se aos receptores celulares e exercer atividades estrogênicas, e com isso amenizar os sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça, insônia, irritabilidade e ganho de peso. Também pode prevenir contra o câncer de mama.
Além de todos esses pontos positivos citados acima, a linhaça também pode promover a um bom funcionamento intestinal, trazendo saciedade por ser rica em fibra, fazendo com que a pessoa sinta menos fome durante o dia, e assim consuma menos alimento,resultando no emagrecimento. Isto ajudará no controle da hipertensão e do diabetes mellitus.

Texto extraído da Revista Vida Cristã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual