Edificação: "O roubo no tocante aos dízimos e ofertas".

6 - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por  isso,
vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 - Desde os dias de vossos pais, vos desviastes
dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos
para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o
SENHOR, dos EXÉRCITOS, mas vós dizeis: em
que havemos de tornar?
8 - Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais
e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 - Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me
roubais, vós, a nação toda.
10 - Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro,
para que haja mantimento na minha casa; e provai-me
nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos
abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós
bênção sem medida.
11 - Por vossa causa, repreenderei o devorador, para
que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no
campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 - Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós
sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos ( Malaquias 3. 6-12).


  • Por causa do caráter de Deus, seu povo não foi consumado;  embora seus pecados fizessem com que merecessem à morte ( Rm 6. 23).
  • Sua existência estava nas promessas de Aliança do Deus Imutável.
  • No tocante aos dízimos e às ofertas, " Israel estava  roubando de Deus".
  • Deus já tinha dado orientações específicas para as ofertas e dízimos ( Números 18. 21-24).
  • Os dízimos eram usados para sustentar os levitas e suas famílias; os ministros da aliança.
  • Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho ( 1 Coríntios 9. 14).
  • Porque nós não estamos mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus ( 2 Coríntios 2. 17).
  • Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém fazer estas coisas, sem omitir aquelas! ( Mateus 23.23).
  • E, por assim dizer, também Levi, que recebeu dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.( Hebreus 7. 9).
  • Sou administrador do que Deus me deu; tenho que fazer a minha parte.
  • Tudo que Deus nos dá é graça de Deus.
  • O princípio por trás dos dízimos: ensiná-lo de forma correta: devolvê-lo.

SE ENTREGASSEM O DÍZIMO DE TUDO, COMO REQUERIDO , AS BÊNÇÃOS DIVINAS SERIAM RENOVADAS.
AMÉM JESUS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual