Nutrição e Saúde: "Pressão sob Controle"

A pressão arterial é a medida da força contra as paredes das artérias no momento em que o coração está bombeando sangue para o corpo. Se essa resistência estiver elevada (hipertensão), o esforço do coração será maior.

A HIPERTENSÃO OU PRESSÃO ALTA, acontece quando o sangue que sai do coração para o corpo precisa ser bombeado com mais força, devido ao aumento da resistência  nas paredes das artérias. Como consequência, o volume de sangue e a pressão dentro dos vasos se elevam. Quando o coração precisa acelerar, compensando o volume de sangue necessário para o funcionamento dos órgãos, a pressão também é alterada. A médica Fabíola Grasser, coordenadora  de Medicina Preventiva da Unimed ABC ( SP), explica que para controlar a doença é preciso medir os valores da pressão frequentemente, além de ter o diagnóstico do problema, que é obtido através da medição das batidas do coração. Feito isso, é hora de descobrir a origem da hipertensão.
Quando se está acima do peso, a pressão tende a subir, pois o organismo é sobrecarregado para bombear e levar sangue para todos os tecidos. O emagrecimento saudável termite naturalmente o controle da pressão arterial, facilitando a distribuição sanguínea e melhorando a circulação.

Quando já existe o risco de problemas cardiovasculares, a medida ideal da pressão deve estar abaixo de !2 por 8. Para a maioria da população saudável, a pressão arterial deve estar abaixo de 14 por 9. No caso de DIABÉTICOS, a pressão deve ser menor que 13 por 8,5 e para pessoas com problemas renais crônicos, o valor ideal tem que ser  menor que 12 por 7,5.
Acima desses valores,  a pessoa já é considerada hipertensa. " É necessário medir três vezes consecutivas e em dias seguidos, se houver casos de estresse, exercícios físicos, consumo de drogas, café, fumo ou álcool", explica Fabíola Grasser.
Na maioria dos casos, a causa exata da hipertensão arterial não é conhecida. Mas fatores como hereditariedade, idade avançada , sedentarismo, excesso de peso, alimentação inadequada, sal em excesso, álcool, fumo e estresse podem ser os maiores responsáveis pelo problema. Os sintomas são imperceptíveis, fazendo da pressão alta uma doença silenciosa. De acordo  com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), se não for feito tratamento, podem ser afetados órgãos como coração, com risco de cardiopatias do tipo insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio; o cérebro, podendo causar AVC - Acidente Vascular Cerebral; os vasos e rins, gerando insuficiência renal.

TRATAMENTO

A hipertensão arterial não tem cura, mas o tratamento é essencial para impedir complicações. Quem sofre com a doença deve reduzir a pressão com reeducação alimentar, evitando açúcares, doces, laticínios integrais, alimentos industrializados e enlatados.
Para diminuir os riscos da hipertensão, dê preferência a cozidos, assados, grelhados ou refogados; diminua o sal , optando por temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha; coma frutas, legumes e verduras; e escolha laticínios desnatados. É essencial a manutenção de um estilo de vida mais saudável, com prática de exercícios e administração do estresse, além de evitar o uso de bebidas alcoólicas e do tabaco, pois são fatores agravantes para o aumento da pressão arterial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual

Edificação: Salomão julga a causa de duas mulheres