Saúde: "OS PERIGOS DO CIGARRO"

Que fumar faz mal à saúde todo mundo sabe. Mas você conhece os efeitos que as substâncias tóxicas adquiridas com o tabagismo podem provocar em cada parte do corpo? Descubra!

De nada adianta tentar medidas alternativas para minimizar os efeitos nocivos do cigarro.
"Quem fuma tem que parar de fumar", avisa o cardiologista Roque Savioli.
O tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e 45% das mortes por infarto - mas coração e pulmão não são os únicos órgãos afetados.


BOCA NEM SAUDÁVEL, NEM BONITA

A nicotina, substância presente no cigarro penetra no esmalte do dente,
causando seu escurecimento. Resultado: dentes amarelados e manchas.
A gengiva também é prejudicada, ficando mais suscetível a inflamações.
Ah, e claro: "FUMAR CAUSA MAL HÁLITO".


RISCO DE AVC

Aumenta-se os riscos de arteriosclerose (endurecimento das artérias) e de
formação de placas de gordura, que podem entupir uma artéria do cérebro,
provocando um acidente vascular cerebral (AVC). Em mulheres que tomam
pílula anticoncepcional, o cigarro eleva o risco de AVC pela formação de
coágulos no sangue.


MANCHAS NA VISÃO

O índice de catarata em fumantes é de 40% maior do que em quem não fuma. O problema se caracteriza pela opacificação do cristalino, lente natural do olho, e é tratada apenas com cirurgia.


SEM BRILHO

"Fumar aumenta os radicais livres, que levam ao envelhecimento da pele. Dai,
surgem as rugas", diz Savioli. Os radicais livres destroem as fibras de colágeno da pele, provocando os vincos. A falta de oxigenação causada pelo fumo ainda deixa a pele acinzentada ou amarelada.


GARGANTA DESPROTEGIDA

Quem fuma fica exposto a mais de 4 mil substâncias tóxicas, das quais pelo menos 60 são cancerígenas. O tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe e pode causar tumores na boca, principalmente nos lábios.


DESTRUIÇÃO DOS PULMÕES

"O cigarro provoca no pulmão mutações que levam ao câncer e pode também causar bronquite e enfisema. A longo prazo, o fumante desenvolve uma bronquite crônica, o que dificulta o aproveitamento do oxigênio, prejudicando a prática de atividade física e, posteriormente, causando falta de ar mesmo em repouso", explica o cardiologista.


MAIS CHANCES DE INFARTO

"Os radicais livres também favorecem a deposição de gordura nas artérias, aumentando o risco de infarto", destaca o cardiologista. Com o tempo, a gordura na parede dos vasos vai se acumulando. Se a artéria entope, ocorre o infarto, "QUE É A MORTE DO MÚSCULO CARDÍACO.


OSSOS MAIS FRACOS

Além de afetar a massa óssea, o tabagismo antecipa a menopausa, fator de risco para a osteoporose. Alguns estudos sugerem a relação entre cigarro e redução de osteoblastos, células que sintetizam massa óssea.



IMPOTÊNCIA E INFERTILIDADE


A dilatação dos vasos sanguíneos se torna mais difícil e o fluxo de sangue no pênis fica comprometido, o que prejudica a ereção. O fumo ainda pode alterar a quantidade de espermatozoides e danificar deu DNA, provocando infertilidade ou, quando o fumante teu um filho, grande probabilidade de defeitos congênitos.


ÁCIDO DEMAIS

A nicotina é uma das responsáveis por aumentar a acidez do estômago, provocando gastrite e úlcera, além de aumentar o risco de desenvolver câncer no órgão.



TEXTO DA REVISTA SUA SAÚDE ( MARISA SEI).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual

Edificação: Salomão julga a causa de duas mulheres