Nutrição e Saúde: "O seu prato faz a diferença".


O funcionamento de uma máquina é, em grande medida, responsabilidade da sua fonte de abastecimento. Com o corpo, vale o mesmo princípio. Todos os processos orgânicos (entre eles a formação de um tumor maligno) estão de alguma forma relacionados aos alimentos, entre outros inúmeros fatores, claro. Por isso, analisar a ALIMENTAÇÃO e algo de grande valor na prevenção do câncer. O segredo está no processo de oxidação de elementos da célula: ele é capaz de provocar danos ao DNA, fazendo-a agir de forma equivocada. "A desproporção entre ingestão de  oxidantes (nocivos) e de antioxidantes é a base dos estudos que relacionam dieta com câncer", afirma a médica Rita Budin, responsável pelo serviço de nutrição do Hospital Amaral carvalho.

  • Diversos estudos apontam o lupeol presente na uva, no morango e na manga como substância capaz de impedir a multiplicação de células cancerígenas da cabeça e do pescoço.

  • Alho e cebola, que contêm sulfitos orgânicos, podem combater tumores de estômago.

  • O brócolis e um dos principais alimentos apontados como preventivos das mutações cancerígenas: tudo por causa do sulforafano, que faz uma espécie de faxina na célula, eliminando substâncias químicas.


Fontes de betacaroteno, como mamão, abóbora e cenoura, além de folhas verde-escuras, protegem o organismo dos processos oxidativos. Eles são uma arma contra tumores de pulmão. "Embora o tabagismo seja o fator causador mais importante no câncer de pulmão, o consumo de frutas e vegetais em geral diminui o risco de ocorrência, tanto em fumantes quanto em não fumantes", alerta Rita.

  • A Saúde dos Homens ganha muito com a ingestão de tomate, goiaba e melancia. Ricos em licopeno, eles previnem câncer de próstata.

  • As fibras presentes nos grãos e cereais integrais regulam o intestino, reduzindo o risco de desenvolvimento de câncer de cólon e reto. "O livre trânsito intestinal diminui o tempo de exposição da parede do intestino a possíveis substâncias cancerígenas formadas na flora intestinal a partir do processo de digestão de gorduras e de açúcares", revela o nutricionista Fábio Gomes, do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Recentemente, pesquisadores chineses descobriram que as fibras abaixam o nível de estrogênio no corpo, principal causa de câncer de mama.




Texto extraído da Revista sua Saúde.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual

Edificação: Salomão julga a causa de duas mulheres