Nutrição e Saúde: "Alimentos do Futuro"

Uma lista do que você deve comer para perder peso, prevenir doenças e viver mais!


FOLHAS VERDES

Na dieta: ricas em fibras, ajudam a regular o intestino e aumentam a saciedade, especialmente se consumidas antes dos pratos principais no almoço e no jantar.

Na saúde: fontes de vitamina C, especialmente as folhas mais escuras, também possuem substâncias capazes  de reduzir o risco de uma pessoa desenvolver o diabetes do tipo 2, normalmente ativado na idade adulta.

Quanto consumir: 1 a 2 pratos (sobremesa) por dia.

Melhor forma de consumo: como salada, em sopas, refogados, suflê ( espinafre) e adicionados em sucos ou vitaminas.

NOZES

Na dieta: apesar de calóricas, essas frutas oleaginosas são ótimas aliadas da perda de peso, uma vez que regulam a taxa de açúcar no sangue e combatem o estoque de gordura no corpo.

Na saúde: podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares em até 65%, além de controlar as taxas do colesterol e impedir a formação de coágulos, que tendem a ocasionar infartos e derrames.

Quanto consumir: no máximo 50g por dia.

Melhor forma de consumo: puras ou misturadas a sucos, vitaminas, saladas ou iogurtes.


MORANGO

Na dieta: é uma fruta que contém poucas calorias e muitas fibras, substâncias responsáveis pela melhora do aparelho digestivo e pelo combate ao acúmulo de gordura no corpo.

Na saúde: devido à sua ação antioxidante, auxilia contra o aparecimento de tumores e o envelhecimento precoce, além de favorecer a melhora da circulação nos vasos sanguíneos.

Quanto consumir: até 9 unidades por dia.

Melhor forma de consumo: junto com cereal integral e leite desnatado no café da manhã, misturado a iogurtes, granola ou aveia, bem como na forma de geleia e suco, sem açúcar.


SOJA

Na dieta: ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, favorecendo a sensação de saciedade prolongada e reduzindo a vontade de comer doce.

Na saúde: por ser rica em fitoestrógenos, alivia os sintomas da menopausa e da TPM. Além disso, possui ação anticancerígena e antiviral. Também auxilia na proteção contra doenças cardiovasculares, na redução do colesterol e dos triglicerídeos e na manutenção óssea.

Quanto consumir: 1/2 xícara (chá) de grãos cozidos por dia.

Melhor forma de consumo: refogada, em forma de salada ou através de alimentos à base de soja ( leite de soja, tofu, missô, entre outros).





TEXTO: REVISTA SUA DIETA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: A Parábola da Dracma perdida ( Lucas 15. 8-9-10).

Mensagem de fé: A ansiosa solicitude pela vida ( Lucas 12. 22-31).

Mensagem de fé: Facilitador Espiritual